Itatibense é campeão Mundial de Levantamento Terra em Camboriú-SC
Foto: Arquivo Pessoal
O itatibense André Alves de Oliveira conquistou, no último dia 26, o título Mundial de Powerlifiting ao participar do GPC Word Championships 2025 Brazil, promovido pela Global Powerlifting Committee, realizado na cidade de Camboriú, em Santa Catarina.
André é atleta de Musculação há vários anos, contudo, conheceu o Powerlifting há cerca de um ano e meio e, de lá para cá, apaixonou-se e especializou-se na modalidade, disputando diversas competições importantes sempre fazendo questão de levar o nome de Itatiba em todos os eventos.
Com tanta dedicação e talento, os resultados foram aparecendo e o atleta conseguiu, graças literalmente aos seus esforços, uma vaga para a disputar a maior competição de sua carreira até o momento, o Mundial GPC realizado no Brasil, que reuniu cerca de mil atletas representando vinte nacionalidades.
O Powerlifting é uma modalidade que reúne três tipos de levantamentos diferentes, ou seja, Supino, Terra Raw e Agachamento. Para essa edição, o itatibense optou em participar da disputa de apenas um deles (single lift) escolhendo o levantamento Terra Raw.
A escolha não poderia ter sido mais acertada com André garantindo o título Mundial e entrando para a história da modalidade. De volta à cidade, o atleta comemora muito a conquista e o fato de receber também uma Moção Honrosa da Prefeitura Municipal de Itatiba pelo grande feito realizado.
A reportagem do JORNAL DE ITATIBA conversou com o musculoso atleta para falar sobre sua carreira, seus objetivos e, claro, sobre sua conquista mundial. Confira o bate-papo:
JI: Quando você começou sua trajetória no mundo esportivo?
ANDRÉ: Minha trajetória no esporte começou há treze anos quando entrei no mundo da musculação. Desde então, o treino virou parte da minha vida e sempre busquei evoluir, superar meus limites e ser um exemplo de dedicação e força.
JI: E a escolha pela especialização no Powerlifting, quando ocorreu?
ANDRÉ: Há cerca de um ano e meio, conheci essa modalidade através do mestre e professor Clodoaldo Domingues das Neves, da Equipe Itatiba de Powerlifting. Foi ele quem me apresentou esse esporte incrível e me motivou a competir. Desde então, participei de várias competições importantes como o 23º Open Nacional de Leme, a Copa Osasco, a 2ª Copa Itatiba de Powerlifting e os Jogos Abertos do Interior 2025 representando nossa cidade.
JI: Você conta com algum tipo de apoio ou patrocínio para as competições que participa?
ANDRÉ: Desde 2016, tenho o apoio da Academia Seven Pro, que acredita no meu trabalho e me ajuda em tudo o que pode. Mesmo sem contar com patrocínios financeiros, segui firme, treinando todos os dias, com foco e persistência. Até hoje, todas as viagens, inscrições e despesas foram custeadas por mim, com a ajuda de amigos, rifas e o apoio da Seven Pro. O Powerlifting é um esporte de alto custo, mas, o amor e a vontade de representar Itatiba sempre falaram mais alto.
JI: Com tanta dedicação e empenho, os resultados foram aparecendo. Pode contar um pouco de suas participações?
ANDRÉ: Com muita dedicação, consegui me classificar para grandes eventos como a Copa Osasco GPC, o Campeonato Paulista e o Arnold Classic, que me levaram até o Campeonato Mundial da Federação GPC, realizado no último dia 25 de outubro, na cidade de Camboriú em Santa Catarina.
JI: Com certeza essa foi sua conquista mais significativa dentro da modalidade. O que representa para você?
ANDRÉ: Esse título representa todo o esforço de anos, cada treino, cada sacrifício e o apoio das pessoas que acreditaram em mim. Essa competição, em Camboriú, com certeza foi marcante. Foi lá que vivi o sonho de se tornar campeão Mundial na categoria Levantamento Terra Raw (Single Lift).
JI: Fale sobre sua participação. Quais foram suas marcas?
ANDRÉ: Só fui para competir o Single Lift, o Levantamento Terra, que é uma modalidade onde posso optar por fazer separado do Agachamento, Supino e Terra. No Mundial, minhas marcas atingiram 255kg na primeira pedida, 270 na segunda e a terceira, de 280 foi invalidada.
JI: Depois dessa importante conquista, o que você ainda espera dentro da modalidade?
ANDRÉ: Agora, com o reconhecimento da Prefeitura de Itatiba, que irá me entregar uma Moção Honrosa por essa conquista mundial, espero inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos, mesmo quando o caminho parece difícil. Quero continuar representando a minha cidade e mostrar que, com fé, disciplina e dedicação, a gente pode chegar aonde quiser. E para todos que estão começando no esporte, eu deixo um recado: acreditem em vocês e nunca desistam. O peso pode ser grande, mas, com vontade e coração, fica leve!