Itatiba recebe Viagem Literária 2025 sobre Literatura Afro-Brasileira

Foto: Divulgação
O Viagem Literária 2025, programa do Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (Siseb) e da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, tem duas paradas programadas em parceria com a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo: serão nos dias 27/09 e 07/10, ambas na Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme - Chico Leme.
Serão atividades envolvendo o escritor, romancista, jornalista, professor de literatura, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista Tom Farias. O tema central da edição 2025, a 17ª, é Literatura Afro-Brasileira, promovendo a valorização da identidade negra, das tradições orais, da ancestralidade e da diversidade cultural presentes nas letras brasileiras.
A primeira parada, no sábado 27/09, às 14h, será para o Clube do Livro sobre a obra Toda fúria. Pode participar qualquer interessado, mesmo sem ter lido toda a obra. Inscrições aqui: https://forms.gle/GMVjg81iadANceNQ7.
A segunda parada, um encontro cara a cara com o próprio Tom Farias, em 07/10, uma terça-feira, às 19h. Inscrições aqui: https://forms.gle/cHtZ4z9temoaAeXV7. A Chico Leme fica à Rua Campos Salles - 380, no Centro, e as inscrições também podem ser feitas pelo Instagram @bibliotecachicoleme e pelo telefone (11) 4594-5488 - WhatsApp.
Toda fúria
O título é de um romance de 2023, um relato cru e brutal que transporta o leitor à realidade feroz das ruas do Rio de Janeiro, lançando luz sobre questões fundamentais da negritude e de vidas periféricas e destrinchando um mundo de crimes no qual não impera a justiça, mas a lei do mais forte. “Tenho certeza de que estamos, aqui, diante de uma história que nos faz leitoras e leitores diferentes, melhores, quando chegamos ao seu final”, diz Paulo Scott, que assina a orelha deste livro.
No encontro com Tom, serão abordados temas como trajetórias pessoais, processos criativos, identidade, representatividade e caminhos possíveis da literatura como instrumento de transformação social.
Além de Toda fúria, também são livros de Tom Farias, membro efetivo da Academia Carioca de Letras: Reencontro com Cruz e Sousa; Cruz e Sousa – Dante negro do Brasil; José do Patrocínio – a imorredoura cor do bronze; Carolina, uma biografia; José do Patrocínio, a pena da Abolição; Escritos negros: crítica e jornalismo literário; Os crimes do rio vermelho; e A bolha - escrito na pandemia.