Itatiba Pod+ debate saúde, atividade física e alimentação saudável
Foto: Divulgação
O podcast Itatiba Pod+ promoveu, na segunda-feira (24), um encontro dedicado à promoção da saúde e à qualidade de vida. Apresentado por Márcio Egidio, o programa recebeu o personal trainer Thiago Ghizzi, do Studio Ghizzi e o nutricionista Alessandro Silva, que discutiram a importância da atividade física aliada a uma alimentação equilibrada.
Durante a entrevista, os convidados abordaram temas como treinamento personalizado, emagrecimento, ganho de massa muscular, nutrição esportiva e os benefícios da prática regular de exercícios.
Musculação e funcionalidade
Ao falar sobre sua trajetória profissional, Thiago Ghizzi contou que sua carreira começou na área de Educação Física e passou por diferentes modalidades até chegar ao treinamento personalizado. Segundo ele, o Studio Ghizzi, criado em 2019, trabalha principalmente com treinamento funcional, musculação e a combinação das duas modalidades.
“Hoje a gente faz o que chamamos de treinamento híbrido, que é a mescla do treinamento funcional com a musculação. No mesmo treino você faz a parte de musculação e o treinamento funcional. Para emagrecimento, o resultado é excelente”, explicou Thiago.
Thiago destacou ainda a importância da combinação entre musculação e funcionalidade, especialmente para pessoas mais velhas. “Na terceira idade, a musculação é muito importante para o ganho de força, porque vamos perdendo massa muscular. Mas não adianta apenas ganhar força e ficar travado. Por isso, esse treinamento híbrido, com os dois trabalhando juntos, é essencial”, ressaltou.
Nutrição como aliada
O nutricionista Alessandro Silva também compartilhou sua trajetória e explicou como a experiência pessoal influenciou sua escolha profissional. Ele contou que, durante a adolescência, enfrentou dificuldades relacionadas ao peso e procurou acompanhamento nutricional.
“Eu conheci a nutrição aos 16 anos e tive um grande resultado. Na época, pesava entre 78 e 80 quilos e cheguei a 55, 58 quilos. Foi quando pensei: quero ser nutricionista”, relatou.
Segundo o nutricionista, a área de nutrição possui diversas possibilidades de atuação. “Tem gente que trabalha em empresas, hospitais, maternidade, saúde da mulher, saúde intestinal. É um leque grande, inclusive dentro da própria prática clínica”, explicou.
Na área esportiva, porém, ele ressalta que o acompanhamento especializado faz diferença. “A parte esportiva é um ramo um pouco diferente. Envolve toda a questão do manejo da alimentação, pré-treino, pós-treino, intra-treino e suplementação. Isso demanda um profissional realmente especializado na área”, afirmou.
Alessandro também observou uma maior procura por acompanhamento nutricional entre mulheres com 30 anos ou mais, especialmente aquelas que buscam se preparar para a menopausa ou que já passaram por essa fase.
Onde acompanhar
O Itatiba Pod+ é transmitido às segundas-feiras pelo YouTube, no canal CRN Itatiba Oficial, além dos 1.420 kHz AM, aplicativo da CRN-AM e site crnitatiba.com.br. A iniciativa conta com o apoio do Jornal de Itatiba, Águazul Natação e Sicoob UniCentro Br.