Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Marcio

Itatiba Esporte Clube comemora hoje seus 83 anos de fundação

Depois de passar por uma grande reforma em sua cobertura, o salão social do clube recebeu milhares de foliões durante o Carnaval deste ano

Por Marcio

Da Redação

O Itatiba Esporte Clube, seus associados, funcionários, colaboradores, admiradores e, por que não, pela sua grandeza e tradição, toda a população itatibense está em festa comemorando e parabenizando a nação rubro-negra pelos seus 83 anos de história, comemorados hoje, dia 5. O “Clubão” é a segunda agremiação mais antiga da cidade, fundado em 1937.

Administrar um clube com cerca de dez mil associados entre proprietários, dependentes, remidos, beneméritos e honorários não é fácil. Ao longo de mais de oito décadas, o clube cresceu bastante e hoje, sem dúvidas, é um dos maiores de toda região.

Atualmente, administrado por uma diretoria encabeçada pelo presidente Washington Bortolossi, com colaboração importantíssima de vários diretores, conselheiros e funcionários, o clube segue no sentido de sempre levar o melhor aos seus associados e dependentes para que os mesmos possam desfrutar todo o conforto e uma ótima estrutura fornecida pelo clube ao longo dos anos.

Aproveitando a data comemorativa e festiva, a reportagem do JORNAL DE ITATIBA-Diário conversou com exclusividade com o presidente Bortolossi, para contar um pouco mais sobre a atual situação do clube hoje em dia, que segue sob sua administração até março do ano que vem. Confira o bate-papo:

JI: O Itatiba E.C. comemora nesta quinta-feira seu 83º aniversário! O clube tem muito o que comemorar?

BORTOLOSSI: Celebrar mais um aniversário é sempre motivo de alegria, e este ano, em especial, temos muito a comemorar. Iniciamos 2020 de uma forma diferente, com os ânimos renovados e com os planejamentos a todo vapor para mais um ano de trabalho. Para o mês de abril, planejamos a reforma completa do parque infantil, uma antiga reivindicação feita por muitos associados. O novo projeto, elaborado com todos os critérios de segurança necessária para atender crianças de todas as idades, tem como principal objetivo reunir toda a família em um só lugar. Também iniciaremos obras de melhorias nos vestiários das piscinas e no ginásio de esportes, local de grande frequência para nossos associados e visitantes.

JI: Sua gestão começou quando e vai até quando? Há possibilidade de reeleição?

BORTOLOSSI: Nossa gestão teve início em abril de 2017, tendo seu término em março de 2019, onde fomos novamente conduzidos à direção do clube para este novo mandato que se encerra em 2021. Neste caso, não há possibilidade de uma nova recondução, o que avaliamos como positivo, pois precisam vir outros gestores com novas propostas e ideias para que o clube continue a crescer e se transformar sempre positivamente a serviço dos associados.

JI: O que você consideraria como destaque na atual administração do clube?

BORTOLOSSI: Quando iniciamos os trabalhos, não tínhamos grandes perspectivas, pois fomos surpreendidos com uma realidade financeira um tanto quanto desanimadora e uma inadimplência um pouco fora do controle. Assim, foi necessário refletir sobre o momento pelo qual passava o clube, colocar a casa em ordem e depois, sim, colocar em prática nosso planejamento. Admito que foram tempos difíceis, mas graças a uma parceria de trabalho com uma equipe extremamente dedicada e comprometida, superamos os obstáculos e temos hoje muito a comemorar.

O primeiro passo foi a organização administrativa, oferecendo treinamento e capacitação aos nossos funcionários, queríamos dar essa chance para não sermos injustos nos julgamentos quanto a forma de trabalhar, a sinceridade com nossos colaboradores, colocando-os por dentro da nossa realidade. A seguir, a informatização de todo o nosso sistema de dados e movimentações financeiras, tornando mais rápida e efetiva a prestação de contas de maneira extremamente transparente em relação às nossas receitas e despesas, que no meu entender foi a grande virada em nossa situação, pois os sócios passaram a confiar mais no gerenciamento do clube. A inadimplência diminuiu, retomamos a frequência dos associados, construindo um campo de futebol society, trazendo vida ao clube em uma área onde a imagem desanimadora de um campo de areia abandonado desmotivava até os mais fiéis frequentadores.

Investimos em nossa academia, modernizando e substituindo equipamentos ultrapassados, construindo salas e modernizando o atendimento também com a contratação de novos profissionais. Uma gestão efetiva e séria no departamento de futebol, onde evitamos investir os recursos dos associados, arcando com as despesas através de economia e empresas patrocinadoras, parceiras do esporte. Seguimos investindo em nossas principais modalidades, incentivando as equipes de competição, mas priorizando a iniciação no esporte através de atividades lúdicas e recreativas.

Outros desafios também se referiam às questões estruturais, setores que há tempos não recebiam as devidas manutenções, e assim, dando um passo de cada vez, seguimos com nossa programação de melhorias, passando por pinturas, reparos hidráulicos e elétricos necessários. Atenção redobrada às medidas de segurança, até ações muito mais ousadas ou avaliadas como “impossíveis” quando iniciamos os trabalhos, como a troca do telhado da sede social, a substituição do forro do salão, e a reforma dos antigos banheiros para grande fluxo na sede social. Adotamos medidas sustentáveis quanto à geração de resíduos, investimos em iluminação de LED, sistemas de aquecimento e troca de equipamentos, buscando mais eficiência e economia mensal.

JI: O que os sócios e dependentes ainda podem esperar da atual diretoria?

BORTOLOSSI: Muito trabalho e comprometimento por parte de toda a nossa diretoria. O Itatiba tem crescido a cada dia e nosso propósito é deixar aos associados um clube muito melhor do que quando o recebemos. Nosso objetivo é proporcionar um local para lazer, diversão, descanso e entretenimento para convívio dos associados que poderão se orgulhar daquilo que eles ajudam diariamente a construir. A atual diretoria seguirá com seu planejamento, atuando em todas as áreas que forem necessárias no clube, com muita responsabilidade financeira, de modo que o clube tenha segurança para investir sem riscos e sem onerar os associados. O Itatiba Esporte Clube hoje é um clube muito diferente quando comparado ao que encontramos quando iniciamos efetivamente nosso trabalho com a atual gestão.

JI: Hoje, quais são os principais atrativos do clube ao associado?

BORTOLOSSI: O clube é diversificado e se propõe a atender ao máximo os anseios dos associados, mas de forma resumida destacamos a academia completamente equipada para musculação e condicionamento físico, sala de Levantamento de Peso Olímpico, Yoga, Pilates, Jiu-Jítsu, Karatê, Fit Dance, Zumba, Spining, Natação, Hidroginástica, Corrida, Piscinas, Squash, quadras de tênis, futsal, basquetebol, ginásio poliesportivo, quadra de areia, beach tênis e vôlei de praia, futebol society, ginástica artística, ballet, dança de salão, nutricionista, massagista, lanchonetes, e, claro, nosso centro de treinamento com escola de futebol, fisioterapia, e centro de fortalecimento e recuperação de atletas, dentre outros.

JI: Falando especificamente dos eventos sociais abertos, quais você destacaria durante sua gestão e o que a população itatibense ainda pode esperar da atual diretoria em matéria de eventos, shows, bailes, etc?

BORTOLOSSI: Nosso tradicional Carnaval de Salão mais uma vez foi um sucesso, superando nossas expectativas com casa cheia em todos os dias de evento. Grandes shows também fizeram parte da programação em nossa gestão, Almir Sater, Osvaldo Montenegro, Nando Reis, Raça Negra, Os Paralamas do Sucesso, mas, sem dúvidas, o destaque fica para a perfeita apresentação da banda Jota Quest. Além dos shows, outros eventos também têm reunido grande público: Flashback, que voltou a ser um sucesso entre os associados, Botequim, Happy Hour, as tradicionais Noites Dançantes, dentre muitos outros que permanentemente compõem nossa programação. Mas fiquem atentos que logo vem novidades por ai, além dos eventos tradicionais mencionados, pretendemos realizar ainda dois grandes shows que em breve estaremos anunciando aos nossos sócios e visitantes em geral.

JI: Já especificamente na área esportiva, quais as conquistas e o que o associado ainda pode esperar do clube em sua gestão?

BORTOLOSSI: As conquistas são diárias e não param de acontecer. Nas categorias de base raramente ficamos fora de uma final, aqui na cidade geralmente conquistamos todas as categorias, os mais experientes também têm feito bonito nas competições por onde passam, claro que tropeços também fazem parte, ainda mais no futebol. Estamos avaliando ainda se reativaremos nossa equipe de futebol amador, infelizmente não vemos muitas condições de participar de certos campeonatos.

O Handebol continua enchendo o Itatiba de alegrias, é um título atrás do outro, e da mesma forma outras modalidades como vôlei, natação, corrida, têm nos causado um adorável problema, nossa sala de troféus não tem mais condições de receber premiações.

Seguiremos investindo em todas as nossas modalidades, indistintamente, o Itatiba Esporte Clube tem esse propósito, reunir pessoas, amigos e famílias através do esporte, e junto a isso ser uma referência no lazer e entretenimento na cidade e região.

JI: Hoje o clube conta com quantos associados e dependentes?

BORTOLOSSI: Atualmente, o clube conta com mais de dez mil associados, entre proprietários e dependentes.

JI: Finalizando, deixe uma mensagem a todos os associados do I.E.C. neste aniversário:

BORTOLOSSI: Parabéns associados por mais um ano de vida ao nosso clube, cada um de vocês faz parte dessa história. De nós cabe lhes deixar o nosso compromisso de trabalho e a reafirmação da dedicação e do comprometimento com você e com a história que vem sendo escrita há 83 anos. Um clube de muitas conquistas e glórias, um time de futebol composto por amigos, que tornou-se um grande clube, teve sua marca registrada no futebol profissional, teve registrada a passagem de muitos presidentes, diretores, funcionários e sócios que contribuíram da sua maneira para tornar do nosso clube um dos maiores, melhores e mais respeitados clube da nossa região e do Estado de São Paulo, que segue firmemente saudável, com suas contas em dia, crescendo e se atualizando para oferecer a você o melhor. Estamos de passagem, mas deixaremos pra vocês o orgulho de fazer parte dessa família, a família Rubro Negro.

 

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi