Itatiba celebra 10 anos do Letramento em Programação em noite de gala do Tech Oscar 2025
Foto: Renato Jr / PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, celebrou na noite de terça-feira, a conclusão anual do projeto de Letramento em Programação, que em 2025 completa dez anos implantado em Itatiba. A cerimônia do Tech Oscar 2025, marcada pela entrega de medalhas e troféus, reuniu equipes que se destacaram durante o ano em cerimônia que lotou o Teatro Ralino Zambotto de alunos participantes, suas famílias e equipes educacionais.
Os projetos premiados foram selecionados nas escolas municipais, durante exposições internas realizadas entre o final de outubro e início de novembro, e posteriormente avaliados pela comissão julgadora da Feira de Inovação e Tecnologia. Em comemoração aos 10 anos do programa, a premiação deste ano passou a contar com quatro tipos de medalhas: bronze para os terceiros colocados, prata para os segundos, ouro para os primeiros lugares, que também receberam troféu e medalhas brancas para as modalidades Robótica I e II. Cada estudante foi homenageado individualmente, reforçando o caráter formativo do projeto e o reconhecimento do esforço coletivo das equipes.
A primeira categoria homenageada foi a CODE, com a chamada das equipes campeãs de cada escola. A Emeb Araújo Campos premiou Os Configuradores (bronze), 123 (prata) e Let’s Go (ouro e troféu), todos do 4º ano. Em seguida, a escola Rosa Belgini reconheceu DY Prime (bronze), Caçadoras da Sabedoria (prata) e Origami Power (ouro e troféu). Já a escola Sebastião Pires levou ao palco as equipes Os Patetas (bronze), Windx (prata) e Os Guardas de Trânsito (ouro e troféu), cujos integrantes, todos do 4º ano, receberam suas medalhas entre aplausos.
O projeto também chegou ao CRAS, da Ação Social, que teve como equipe vencedora a Heróis da Cidade. Em seguida, a cerimônia destacou a participação inovadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Três times foram premiados: Criadores do Futuro (bronze), Senna Team (prata) e Os Destemidos (ouro). Professores da EJA também foram homenageados pela participação nas formações de robótica “mão na massa”.
A categoria seguinte foi Scratch Básico, com equipes das escolas Sônia Rita e Agenor Vedovello. O time Arte em Movimento recebeu a medalha de bronze; Rota HGM ficou com a prata; e o ouro, entregue em empate técnico, foi concedido aos times Velocidade Máxima e Four Sisters. Para a quinta premiação da noite, os reconhecimentos foram dedicados aos estudantes do Clube do Letramento, que participaram das atividades complementares do programa ao longo do ano.
Convidado ao palco, o coordenador Wagner Torso conduziu a entrega de medalhas e certificados aos integrantes das diversas escolas municipais envolvidas. A sexta etapa celebrou os resultados da categoria Scratch Intermediário, desenvolvida na USF. Em terceiro lugar, foi premiado o time Rua em Movimento; a medalha para o segundo colocado ficou com o time The Squirrel; e o primeiro lugar consagrou o grupo Sunshine Studios.
A sétima premiação também reconheceu os vencedores da categoria Scratch Intermediário, mas das escolas. A cerimônia entregou a medalha de bronze ao time The Runners, seguida pela prata do grupo A Tríade, enquanto o ouro, acompanhado do troféu da categoria, foi concedido ao time Piatã. A oitava premiação reconheceu os destaques da categoria Robótica 1. A solenidade começou com a entrega das medalhas brancas ao grupo Feito para Vencer, seguida pela medalha de bronze concedida ao Trio Parada Dura. A prata foi destinada ao time Aliens Robóticos, e o troféu principal, acompanhado das medalhas de ouro, consagrou o time Trigênios da Educação como campeão da categoria.
A nona premiação contemplou os destaques da categoria Robótica 2, reunindo cinco equipes finalistas. A cerimônia começou com a entrega das medalhas brancas ao time Palmas, seguida pelo bronze, concedido simultaneamente às equipes Os Parça e Os Thuthuthucos. A prata reconheceu o desempenho do time Coiote, enquanto o ouro, acompanhado de troféu, destacou o grupo Águia Dourada como campeão.
Homenagem do Instituto
A noite também reservou espaço para homenagear educadores e monitores que sustentam diariamente o avanço do Letramento em Programação, além do próprio município. O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira recebeu da diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo, placa de “Município que Acelera a Educação de Qualidade”, como marco por ter sido pioneiro na implantação do projeto há dez anos e seguir com ele crescendo anualmente.
Professores da rede municipal também receberam lembranças do Instituto Ayrton Senna em reconhecimento ao trabalho desempenhado no ano. A equipe de monitores de Informática, fundamental no apoio técnico e pedagógico ao longo do ano, também foi chamada ao palco para a entrega de homenagens pela coordenação do programa.
Criado em 2015 em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Universidade São Francisco (USF), o projeto já alcançou cerca de 7 mil estudantes e consolidou uma trajetória reconhecida por desenvolver pensamento computacional aliado a competências socioemocionais como resiliência, amabilidade, tolerância à frustração e autoconfiança.