Imagens raras da Praça da Bandeira em acervos de memória
Na foto, a Matriz em 1920
O Acervo da Família Parodi é considerado uma das principais coleções de documentos iconográficos e artefatos utilizados na prática da fotografia do país e, nos últimos anos, estamos trabalhando para que a população tenha acesso de forma gratuita e democrática ao seu conteúdo, incluindo imagens e equipamentos.
Neste trabalho encontramos algumas imagens raras de Itatiba em instituições e centros de memória que são referências na preservação e difusão de acervos documentais.
O Acervo Digital do Centro de Memória da Unicamp é uma destas instituições modelo e foi lá que encontramos uma imagem da Praça da Bandeira bastante rara e interessante. Ela foi produzida provavelmente entre 1919 e 1920, e tudo indica que tenha sido feita pelo Photo Parodi.
Ela faz parte do Conjunto da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo,integrando o segundo álbum de fotografias referente ao Recenseamento Federal 1920–1921, composto por 113 páginas, 309 fotografias e 83 cartões-postais. Constam imagens de várias cidades do interior paulista e com registros urbanos de logradouros, parques, estabelecimentos comerciais, indústrias, escolas, hospitais, igrejas, câmaras municipais, etc; bem como de registros rurais de importantes fazendas de café no início do século XX.
Encontramos oito imagens de Itatiba, algumas delas atribuídas à “Phot. Pavodo”, que acreditamos seja, na verdade, Photo Parodi. Entre elas se destaca a vista parcial da Igreja Matriz de Itatiba, onde em primeiro plano vê-se uma menina e a praça com jardins. Observem que a nave da igreja é anterior à primeira reforma da Matriz, que ocorreu em 1925.

A segunda imagem rara da Matriz que encontramos foi no Acervo Digital do Museu do Ipiranga USP, na Coleção de Documentos Iconográficos. É um cartão postal da coleção de Carlindo Pio de Macedo datado de 1931. Merece destaque a arborização da Praça da Bandeira.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes: Acervo Digital do Centro de Memória da Unicamp e do Museu do Ipiranga - USP.