Imagens, pesquisas, histórias …

Nas últimas semanas, percebi um aumento de visibilidade e interesse pelo conteúdo de imagens do Acervo Foto Parodi.
Exemplos.
Marília Miguel me procurou interessada em imagens de fazendas antigas da região de Itatiba e Morungaba. Marília trabalha em uma dissertação para seu mestrado em História.
Em algumas colunas desta Fotos e Fatos, publicadas pelo JI, resgatei que meu tio bisavô, João Parodi, fotografou as principais fazendas de café do município, para a edição do “Almanaque de Itatiba de 1916” editado pelo jornal “A Reacção” , dirigido por Evaristo Silva.
Acabei descobrindo, grata surpresa, que o pai de Marília, Mário Eduardo Miguel, recuperou e restaurou uma máquina de beneficiamento de café produzida pela Companhia Mc Hardy, de Campinas, instalada originalmente na Fazenda Santa Leopoldina, em 1886, por meu trisavô Nicolau Parodi.
Logo depois, recebi o contato e a visita da arquiteta Isabella Bocaletto, que desenvolve um projeto, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, que se chama “No chão que piso, sou raiz.” Isabella e suas colegas do Coletivo Ponte também estavam interessadas em imagens do acervo relacionadas com o trabalho rural nas fazendas de café da região de Itatiba e Morungaba.
Nesta linha, temos trabalhado, há alguns meses, com professores que atuam na Universidade São Francisco, e também formaram um coletivo com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, do interior paulista. Em breve teremos novidades!
Trabalho na divulgação da existência do Acervo Foto Parodi desde o início da década de 1980 e, durante todo este tempo, luto pela sua conservação, preservação e difusão do seu singular e rico conteúdo.
Percebo que, felizmente, graças aos recursos de comunicação e tecnologia disponíveis atualmente, os resultados aparecem e se multiplicam.
Seguimos trabalhando.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fotos: Acervo Foto Parodi
Classe Feminina da Escola do Bairro da Ponte, década 1910 / 1920
Fazenda Santa Bárbara, década 1930 / 1940
Construtores do Grupo Escolar Cel. Júlio César. 1907 / 1908