Homem é preso após ameaçar esposa com faca na frente da filha em Itatiba
Por Ivan Machado / Jornal da Região
Um homem de 43 anos foi preso em flagrante após ameaçar a esposa com uma faca de grande porte durante uma discussão no apartamento do casal, localizado em um condomínio residencial de Itatiba. A adolescente de 13 anos, filha do casal, presenciou toda a cena.
A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar quando o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) recebeu pelo 190 pedido de socorro.
A vítima relatou que o marido a havia ameaçado com uma faca após uma discussão.
As equipes policiais dos CB PM Spencer e SD PM De Matos, com apoio dos CB PM Charles e SD PM Campos, deslocaram-se imediatamente ao local.
Entrada tática e prisão
Ao chegarem ao apartamento, os policiais foram informados pela vítima que, após a discussão, o marido havia pegado uma faca de grande porte na cozinha e a ameaçado na presença da filha adolescente. Quando a mulher ligou para o número de emergência 190, o suspeito se trancou no banheiro.
As equipes realizaram entrada tática com posicionamento de segurança. Foi dada a ordem para que o homem se entregasse. O suspeito saiu do banheiro, jogou a faca no chão e foi direcionado com as mãos na cabeça até área segura. Durante busca pessoal, nada de ilícito adicional foi localizado.
Confissão e motivação
Durante breve entrevista policial, o homem, sem antecedentes criminais, confessou que após uma crise de ciúmes pegou a faca e ameaçou a esposa de morte, caso houvesse alguma traição.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante por ameaça e violência doméstica. O suspeito foi algemado conforme o Decreto 8.858/16, devido a fundado receio de fuga, teve seus direitos constitucionais garantidos e foi conduzido ileso ao Distrito Policial de Itatiba.
Encaminhamento judicial
O delegado plantonista ouviu as partes e, após análise dos fatos, ratificou a prisão em flagrante por ameaça e violência doméstica. A faca utilizada no crime foi apreendida e servirá como prova material durante o processo judicial.
Após os trâmites legais na delegacia, o preso foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, onde permanece à disposição da Justiça.
Violência doméstica: denuncie
Casos de violência doméstica podem e devem ser denunciados. Em situações de emergência, ligue 190 (Polícia Militar). Outras formas de denúncia incluem o número 180 (Central de Atendimento à Mulher) e a Delegacia de Defesa da Mulher mais próxima.
A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) protege mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas de proteção e assistência.