Futebol atrai mais de 200 mil pessoas para experiências turísticas em SP
Visitas monitoradas com ídolos do esporte e espaços de visitação, como a famosa Barbearia do Didi, no Museu Pelé, estão entre as atrações oferecidas pelos clubes paulistas

Foto: Govesp
As experiências guiadas em estádios de futebol de São Paulo, a visita a museus temáticos e monumentos relacionados ao mundo da bola bateram recorde de visitação no primeiro semestre deste ano, movimentando o turismo esportivo em destinos do litoral, interior e capital paulista. Foram mais de 200 mil pessoas registradas em visitas guiadas e atrações ligadas aos clubes Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, apenas no primeiro semestre deste ano.
Com a popularidade do Mundial de Clubes e às vésperas do Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) destaca os atrativos das Rotas do Futebol SP, uma publicação com mais de 50 atrações relacionadas ao esporte mais popular do país. “São Paulo é o lar de clubes que marcaram gerações, berço de histórias que se confundem com a própria essência do futebol brasileiro”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
Apenas o Museu Pelé, em Santos, recebeu 88 mil visitantes este semestre, a maior de outros municípios e estados brasileiros, incluindo turistas estrangeiros, interessados também na gastronomia caiçara, na cultura e nas belezas naturais da Baixada Santista. O espaço transporta o público para a vida do maior ídolo do futebol brasileiro, contando a trajetória e curiosidades do rei, com destaque para um espaço que reproduz a Barbearia do Didi, frequentada na época por Pelé. As visitas guiadas na Vila Belmiro, também em Santos, receberam um público de cerca de 40 mil pessoas no primeiro semestre.
O “Tour Casa do Povo”, na Neoquímica Arena, do Corinthians, dobrou o número de visitas guiadas (27,7 mil) nos primeiros seis meses do ano, se comparado aos seis primeiros meses de 2024, incluindo experiências com ídolos do clube, como Cristian Baroni. O Morumbis, do São Paulo, bateu 31.500 visitas no semestre levando o torcedor para áreas exclusivas do estádio e o Allianz Parque, do Palmeiras, soma, em média, cinco mil visitantes por mês, com atividades interativas, além de visita à sala de troféus, sendo apenas 20% a 30% torcedores do clube.
Alguns estádios do interior também se destacam com as visitas guiadas, como o Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani, em Campinas; e a Fonte Luminosa, da Ferroviária, em Araraquara, cada um deles oferecendo uma perspectiva única da cultura e tradição da cidade. O futebol desembarcou em São Paulo com Charles Miller em 1894, época em que o ex-jogador de futebol brasileiro voltou ao Brasil, vindo da Inglaterra, com uma bola e o livro de regras do esporte, passando a organizar partidas na várzea paulistana.