Ex-regente Marcos Vedovello relata o histórico da FAMEB no podcast Debate da CRN

Foto: Andreza Moraes
O ex-regente da Fanfarra “Manoel Euclides de Brito” -FAMEB, engo. Marcos Antônio Bohac Vedovello, foi o entrevistado do “Podcast/Debate” da CRN/JI, de quinta-feira, traçando um histórico da FAMEB, nas suas apresentações e conquistas como campeã de importantes concursos brasileiros.
Teve seu início em 1956, e daí foi crescendo com incentivo de seus dirigentes, começando pelo Prof. Hélio Joly, Edson Flaibam, José Milton Cabrino e chegando até Marcos Vedovello, sempre numa ascendente de grandes vitórias, nos mais diversos concursos que disputou conquistando o galardão de campeã.
CONCURSO DA TV RECORD
No Concurso da TV Record, que contava com fanfarras de todo o Brasil, com representações, do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e até do Amazonas, a Fameb sempre foi destaque, com várias conquistas de títulos de campeã, ou de vice-campeã.
Numa de suas apresentações na Avenida São João, levou uma grande torcida lotando quatro ônibus, que se postaram ao lado da Galeria Olido - e com uma equipe no alto de um prédio do local. A Fameb, sairia da esquina da Avenida Ipiranga - como previsto - descendo até o Vale do Anhangabaú.
A GRANDE SURPRESA
Quando autorizada a desfilar, espocaram rojões por mais de um minuto, e quando a fanfarra passou junto aonde estavam os jurados uma enorme “chuva de papel picado”, desceu do prédio fronteiriço, fazendo com que o próprio locutor que estava apresentando o desfile se entusiasmasse tanto, levantando a grande assistência, que se postava ao longo da avenida, em delirantes aplausos.
APRESENTOU-SE A TRÊS PRESIDENTES
Devido à sua grande performance nos Concursos da TV Record, foi convidada a se apresentar em Brasília, em cerimônia que estava presente o presidente da época João Figueiredo.
Quando da visita do presidente Ernesto Geisel a Itatiba, na inauguração do Jardim Harmonia, no dia 22 de setembro de 1978, fez apresentação especial na solenidade. Também em Morungaba, quando o presidente José Sarney, compareceu para inaugurar as instalações da Embratel, a Fameb estava lá se exibindo.
O UNIFORME
Como a Fameb contava com um belo uniforme, praticamente idêncito à dos “Dragões da Independência”, o presidente Sarney, que chegava de helicóptero, juntamente com o governador Orestes Quércia, acompanhado do itatibense Adriano Parodi, este ouviu comentário do presidente Sarney, que achou que os que ali estavam, eram os componentes da “Dragões da Independência”, exclamando: “que ele não havia autorizado esse deslocamento”. Mal sabia que era a FAMEB de Itatiba!
Marcos inclusive levou ao programa da CRN/JI, o Capacete que era usado pelos componentes da fanfarra. Uma live do ex-componente da Fameb, Marcio Fantinelli, o “Peneira” - que hoje é professor de Música em Orlando na Flórida - gravando uma mensagem, falando da importância para sua vida artística internacional de músico, por ter participado da Fameb, que foi de enorme valia, para se estabelecer nos EUA, inclusive para obter o dificílimo “Green-Card”, atestado para permanecer no País.
O PODCAST/DEBATE
O Podcast/Debate, da CRN/JI, foi apresentado pelo jornalista Mané Roberto e pelo Prof. Eduardo Cintra, e pode ser acessado no Youtube, com a inscrição “Rádio CRN Itatiba Oficial”. O programa será reprisado neste domingo à partir das 14h pela Rádio do Povo (1420 kHz, AM, e pelo aplicativo e Instagram da CRN). Trabalhos de filmagem de Andreza de Moraes e técnica de som, de Márcio Egydio.