Escoteiros de Itatiba nas comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil - 7 de Setembro de 1922
Itatiba comemorou o Centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, com uma extensa programação de eventos cívicos, religiosos, sociais e culturais, que incluíram apresentações musicais das bandas União Operária e Ítalo Brasileira; uma solenidade cívica no Grupo Escolar Cel. Júlio César; cerimônia de juramento à bandeira pelo Grupo de Escoteiros; inauguração dos prédios da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba na Avenida da Saudade e do Mercado Municipal na Rua Campos Salles; plantio de árvores na Avenida da Saudade; inauguração da Avenida Independência (antiga Avenida da Cascata) e um grande baile promovido pela mocidade itatibense.
O Acervo Foto Parodi possui algumas imagens que possivelmente foram feitas no dia 7 de setembro de 1922. Uma delas mostra um grupo de escoteiros em frente ao Grupo Escolar. Outra feita no pátio interno do mesmo Grupo Escolar registra a presença feminina entre os escoteiros itatibenses. A terceira imagem que destacamos na coluna de hoje é um retrato do menino Francisco Giaretta Parodi com o elegante uniforme de brim cáqui, característico dos escoteiros da época. Chiquinho tinha 11 anos.
O ano de 1922 é significativo para a história do escotismo paulista e brasileiro e também mundial. Esse tempo marca o calendário cívico das comemorações do primeiro centenário da independência política e econômica da nossa nação e o espírito patriótico, principalmente na capital do estado de São Paulo, local do célebre “Grito do Ipiranga”, que se aflorou em festejos programados pelo governo estadual. A Associação Brasileira de Escoteiros — ABE — principal entidade nacional de escotismo, realizou a maior concentração de escoteiros em número de participantes.
Em Itatiba, os escoteiros também tiveram um papel de destaque nas festividades de 7 de setembro de 1922.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Informações: Comentários de Luís Soares de Camargo e Paulo Henrique Degani em publicações do Facebook. Folhetim “O Espião” (Arquivo Público de Itatiba). Boletim Histórico da Associação de Escoteiros do Brasil - Região do Paraná de 29/06/2022.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Escoteiros em frente ao Grupo Escolar Cel. Júlio César
Grupo de Escoteiras itatibenses
Francisco Giaretta Parodi com o uniforme dos escoteiros