EMEB Rosa Belgini conquista troféu nacional no Festival “Abacaxi de Ouro 2025”

Foto: Divulgação / PMI
A EMEB Rosa Maria Ferrari Belgini conquistou destaque nacional ao vencer a edição 2025 do Festival “Abacaxi de Ouro”, promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 22 de setembro, em Poços de Caldas (MG), reunindo estudantes e professores de escolas públicas de todo o país.
Representada pelos professores irmãos Amanda Guimarães e Augustto Guimarães, a escola trouxe para Itatiba o troféu de Melhor Caracterização, com o curta-metragem Momotaro, inspirado na lenda japonesa do menino-pêssego. A produção envolveu figurinos, maquiagem e ambientação criados de forma colaborativa com as próprias crianças.
“Cada detalhe foi fruto de um processo coletivo, de escuta e imaginação. As crianças mergulharam na cultura japonesa para dar vida à história com sua linguagem única”, destacou o professor Augustto, emocionado com o reconhecimento do trabalho no festival.
A secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, celebrou a conquista e ressaltou a importância do incentivo à criatividade. “O prêmio mostra que o conhecimento vai além da sala de aula, fortalecendo a imaginação e a arte como parte essencial da aprendizagem”, afirmou.
Criado em 2014, o “Abacaxi de Ouro” é considerado uma das principais plataformas de valorização da produção audiovisual escolar no Brasil, inspirado em grandes premiações do cinema e da TV. Além da categoria conquistada pela EMEB Rosa Belgini, o evento destacou filmes, documentários, direções e atuações de diferentes escolas públicas.
A vitória reforça o compromisso da unidade escolar com projetos inovadores e de impacto. Em 2024, o professor Augustto já havia sido finalista do Prêmio Professor Porvir com o Projeto Curtinha, que trabalhou clássicos infantis com turmas da Educação Infantil. Agora, a escola coleciona mais um capítulo de orgulho na valorização do talento de seus estudantes.