Edição de Primavera da Mostra Criativa tem boas vendas e sucesso de atrações musicais

Foto: Divulgação / PMI
A 11ª edição da Mostra Criativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba celebrou a chegada da Primavera com um domingo repleto de cores, música e ações ambientais no Parque Luís Latorre. Realizada em 21 de setembro, a data coincidiu com o Dia da Árvore e também com o Dia Mundial da Limpeza, que ganharam espaço especial na programação.
Os organizadores fizeram um balanço positivo: além de boas vendas para os 68 participantes — sendo 45 no artesanato e 23 na Praça de Alimentação com produtos gastronômicos — a Mostra contou com grande público ao longo de todo o dia. O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e a primeira-dama e presidente do FSS, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, prestigiaram a feira, assim como o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hermínio Geromel Jr., que participou do plantio simbólico de árvores.
Programação cultural animada
A agenda musical e artística foi elogiada pelos visitantes, com apresentações que chegaram a render pedidos de bis. Subiram ao palco: Grupo Alegria de Viver, Coral da Casa Rosa com Léo Oliveira, Hingrid Rocha e Léo Oliveira, Faemi – Fanfarra Escolar Mirim de Itatiba, Grupo Vivência Gitana do CCI/FSS, Dança Cigana da Casa Rosa com Dani Coimbra, aula de ritmos (flashback) com Isabellice Corpoarte, Coral Filarmônico do Itatiba Esporte Clube (IEC) e DJ Carlinhos Cancun. Um dos pontos altos foi a parada dos ciclistas que participavam do 18º Passeio Ciclístico da Primavera da Universidade São Francisco (USF).
O evento também se destacou pela oferta de serviços: a Secretaria de Saúde aplicou 12 doses de vacinas, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu 2.500 mudas e o Interact Club divertiu 40 crianças com pintura facial e cabelo maluco. Houve ainda teste de Bio Quântica, leitura de contos, presença dos AC Hero – Heróis de Itatiba, além de 30 atendimentos de reiki e quick massage. O Centro de Educação Ambiental promoveu a troca de 87 livros e o Projeto ReBrincar recolheu 20 brinquedos para reutilização.
Sustentabilidade em foco
Em sintonia com o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Limpeza, diversas entidades se somaram às atividades: Rotary e Lions de Itatiba, Tiro de Guerra, EcoAção, Movimento ODS, Grupo Mulheres do Brasil, Clube de Desbravadores, Clube de Aventureiros, entre outros. Entre as ações, destacaram-se a gincana do Projeto Amigos em Ação, a oficina de reaproveitamento de casca de ovo e a tradicional oficina de barricas com a professora Joelma Alves Pinto.
Pela primeira vez, a Mostra Criativa incluiu a Festa Inclusiva, reservando uma hora de silêncio para garantir conforto a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa reforçou a proposta de inclusão social, que seguirá no próximo domingo (28), também no Parque Luís Latorre, com a quinta edição do Inclusão & Ação, evento organizado pela Secretaria de Educação.
Dez artesãos que expuseram na Mostra também participaram da 28ª Prova de Fraldinhas JI Prof. Osmar Luiz Zanatta, realizada no Parque Ferraz Costa. O evento esportivo reuniu milhares de crianças e contou com estandes que reforçaram o caráter comunitário e integrado das atividades.
Capacitação e futuro
A Mostra também abre espaço para novos talentos. Nesta edição, seis artesãos foram convidados para vivenciar a experiência e receber apoio do FSS. Para permanecer no projeto, é necessário participar de capacitações de empreendedorismo que buscam aprimorar o atendimento e ampliar as vendas. A próxima formação será em 07 de outubro, com o tema Precificação, ministrada pelo professor Marcos Rogério Naitzk, dentro do Programa FormAção.
As inscrições seguem abertas até 03/10, ao meio-dia, pelo link disponível no site da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Capacitação do FSS pelo telefone (11) 4534-3310 ou WhatsApp (11) 94712-0500.