Duas exposições compõem o Arte no Paço de maio na Prefeitura

Fotos: Tatiana R. Petti / PMI
A Prefeitura de Itatiba está recebendo duas exposições no Projeto Arte no Paço. São 38 trabalhos no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. São 23 fotos da Mostra Autistando, por Pâmela Vidal Serrano, e 15 cartazes da Exposição A Paz Sem Limites, de ilustrações de jovens itatibenses em uma iniciativa organizada pelo Lions Clube de Itatiba.
A montagem foi realizada na manhã de segunda-feira (05/05) na Prefeitura, junto a Francisco Bessa, da Secretaria de Cultura e Turismo, que realiza a curadoria desta iniciativa da Secretaria de Administração. A visitação segue até 30/05, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Autistando
A Mostra Autistando, da fotógrafa Pâmela Vidal Serrano, apresenta o mundo pela visão dos autistas. Tanto os modelos como a fotógrafa estão no Espectro, e a proposta é mostrar nuances e detalhes que podem passar despercebidos aos olhos típicos. Dentre os fotografados está o próprio filho de Pâmela, Sebastião, de três anos, que a acompanhou na montagem.
Junto às fotos, o visitante encontrará legendas para entender certas estereotipias dos autistas, como “andar no meio-fio é uma ação ritualística e autorreguladora”, “enfileirar brinquedos e objetos é uma forma de autorregulação” e sobre a busca sensorial dos autistas, no andar nas pontas dos pés e ao jogar objetos para cima para vê-los cair, por exemplo.
A Paz Sem Limites
As ilustrações da Exposição A Paz Sem Limites são de iniciativa do Lions Clube de Itatiba, ao participar do concurso de âmbito internacional com crianças e adolescentes de 11 a 13 anos, para que possam expressar criativamente o que a paz significa para elas. Em Itatiba, em 2024, foram inscritas 120 crianças, sendo 16 selecionadas para a criação dos cartazes pelo professor de Desenho Fabiano Ribeiro, que ministra aulas nos Centros de Referência da Ação Social (Cras), da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda de Itatiba.
O jovem Matheus Salaro de Almeida, do Cras Harmonia, conquistou o segundo lugar na etapa final do concurso do Distrito LC-2, que abrange 54 clubes, do interior e da capital paulista. Ambos estiveram na montagem da exposição, junto ao casal da presidência do Lions de Itatiba, Sergio e Eva Torso, acompanhado de demais integrantes, como Sônia Sanches, responsável pelo concurso no município.
Na etapa local, também foram premiados Giovana Rodrigues de Oliveira e Yuri Guilherme Dezani Pinheiro, ambos do Cras Nações. Participam ainda da exposição trabalhos de Alice Miyamoto Sogabe, Eduarda Evangelista de Moura, Felipe H. Magalhães Baqueta, Gustavo Donizete Martins, Ícaro Rian de Freitas Lopes, Júlia Evangelista Scaramussi, Larissa de Souza Silva, Murilo Antunes Primo, Rafael Ribeiro, Rayan Pablo Araújo Souza, Ryan da Silva Moura, Samuel Dias de Andrade e Yngrid da Silva Santos.
Sobre o projeto
O Arte no Paço, lançado em 2021, se tornou um espaço cultural para Itatiba. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.
Passaram pelo projeto: duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec, Artes de Natal e duas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Exposição em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscol Pinfildi; Ana Lúcia Polessi e Sergio Stocco; as gêmeas Raquel e Rute Furquim- outras duas em trio- com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano; Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari-, além de uma de Claudio Roson ao lado do trio Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães (Lei Paulo Gustavo).
Com exposições individuais, participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS, Rafaela Alves Marquezani, a Exposição Mudanças Climáticas e Daniel Bota. Foram realizadas ainda exposições de fotos de Marcelo Schellini, Pamela Daniela, Ivone Damaris Antunes e de Bruno Lambert Oliveira.