Dicas de Natal: livros infantis são excelentes presentes para toda a família
Por Tati Petti
Assim como os jogos de tabuleiros, os livros são capazes de reunir pais e filhos e propiciar momentos não só de conhecimento como também de interações e amor. Então, com o Natal chegando, época de valorizar o nascimento do Menino Jesus e celebrar com a troca de presentes aos que amamos, que tal optar por um livro na carta ao Papai Noel?
Falando no Papai Noel, neste sábado 17/12 tem uma chegada do Bom Velhinho, às 10h30, no campo de futebol do San Francisco. Uma ação da Prefeitura de Itatiba que também montou a Casa do Papai Noel no Paço Histórico Prefeito Roberto Arantes Lanhoso - e o Bom Velhinho que estará lá no domingo, na segunda e na terça está apto a conversar inclusive através de Libras, que a Língua Brasileira de Sinais. Passe por lá para sua foto!
MOMENTO EM FAMÍLIA
Voltando a falar dos livros, eles são um excelente momento para curtir em família se a leitura for compartilhada, ou para falar sobre o conteúdo dele com seus parentes e amigos.
Separei algumas dicas aqui e duas delas são de livros escritos pela dentista Naia Tonhá Almeida, que sempre gostou de ler. Seus filhos tinham até a “mesada cultural” que era um valor mensal que as crianças tinham direito para investir em leitura!
Há alguns anos lançou o livro “Golfinho tem dor de dente?” e neste mês de novembro lançou “Quem usa chupeta, tem que parar!”. “Meu primeiro livro fala sobre como cuidar dos dentes e evitar as cáries. Ensina a escovar e a importância de uma alimentação saudável através de uma história com um golfinho apaixonante. Já o segundo aborda sobre o hábito da chupeta, os problemas que ela causa e como precisamos, com muito carinho, encorajar a deixarem o hábito, ou seja, ambos remetem ao diálogo, algo tão importante e necessário”, explica. Livros no site http://naiabooks.com.br. E por aí, tem chupeta? Que tal aproveitar o Natal para deixar ela de lado?
OS FAVORITOS DE CADA UM
Muitas pessoas conseguem se lembrar de um livro favorito da sua infância. Você já tem um? Eu adorava o Pollyanna. Sabe qual é o favorito dos seus pais, tios, irmãos, professores, vizinhos? Este é um papo bem legal de se ter.
Aliás, as perguntas são muito estimuladas neste livro que você pode usar também como uma espécie de guia para se conhecer melhor. A médica neuropediatra Luciane Baratell escreveu o livro Antes que você cresça.
A obra dá espaço para responder 90 perguntas, como “o que você quer ser quando crescer?”, “qual foi o dia mais triste da sua vida?” ou “qual parte da escola você mais gosta?”. Assim, fica mais fácil de expressar os seus sentimentos e conseguir contar o que está sentindo.
JABUTI DO ANO
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Neste ano, o livro Sonhozzz (Ed. Salamandra), de Daniel Kondo e Silvana Tavano, foi o melhor livro de Literatura Infantil de 2022.
Em uma jornada entre sono e vigília, o leitor acompanha o diálogo de dois personagens, que refletem sobre a natureza dos sonhos e suas variações, desde aqueles que deixam boas lembranças ao acordar até aqueles que geram medos e receios. As reflexões no livro mostram como as pessoas se relacionam com os sonhos e a importância do sonhar em algumas culturas.
As ilustrações, assinadas por Daniel Kondo, simulam o movimento dos olhos durante o sono e a vigília, que piscam pausadamente até repousarem fechados. Sonhozzz também recebeu este ano o selo de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança.