Corrida Lixo Zero reúne garis em Campinas e reforça compromisso com sustentabilidade
Prova superou 800 inscritos e homenageou varredores, coletores, motoristas, mecânicos e demais funcionários do setor de limpeza pública que posicionam Campinas entre as dez cidades mais limpas do país

Foto: Carlos Bassan / PMC
Campinas foi palco, neste domingo, 18 de maio, da terceira edição da Corrida Lixo Zero, evento que celebrou o trabalho dos profissionais da limpeza urbana e reforçou a importância da conscientização ambiental. A prova é uma homenagem ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio.
Com um número recorde de participantes, mais de 800 profissionais da limpeza urbana de Campinas e região, a prova foi disputada exclusivamente por varredores, coletores, motoristas, mecânicos e funcionários do setor administrativo da área. O percurso foi de 5 km, com a largada e a chegada na Praça Arautos da Paz. A campeã na categoria feminino foi Danyella Costa da Silva e no masculino, Libânio Marcos de Araújo.
A largada foi às 7h30. Corredores e caminhantes foram em direção ao Parque Taquaral, onde cumpriram a maior parte do trajeto. Depois de contornar um dos principais cartões postais da cidade, alcançaram a área do 4º Distrito Policial e encerraram a prova na Arautos da Paz.
Incentivo
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas e a Campinas Ambiental, com apoio da Campinas Sustentável, plataforma de comunicação das empresas de limpeza urbana da cidade.
O coordenador de eventos da secretaria de Esportes e Lazer, Osmir Alves, enfatizou a importância da corrida destinada exclusivamente aos trabalhadores da limpeza urbana. "Além de promover saúde e bem-estar, ações como essa valorizam os garis e mostram que o esporte pode ser um agente de transformação e inclusão social."
Reconhecimento
A corrida, que integra o calendário esportivo do município, reafirmou o papel essencial dos garis na manutenção da limpeza urbana valorizando o lado atleta desses profissionais. A prova contou com participantes de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Vinhedo, Jundiaí Louveira, Itupeva, Americana e São Paulo.
Segundo Eduardo Camargo, diretor da Campinas Ambiental, a Corrida Lixo Zero já virou tradição. "O evento é um reconhecimento a esses profissionais que diariamente limpam a cidade sob chuva, sol, frio. Em pesquisa divulgada na última sexta-feira recente, Campinas ocupou a oitava posição de cidade mais limpa do país. Então, valorizar uma atividade como essa é dignificante e um privilégio para nós".
Cidade limpa
Pesquisa realizada em 2024 pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) qualificou Campinas como a oitava cidade mais limpa do país. A pesquisa apontou ainda que entre as cidades com a população acima de 250 mil habitantes, Campinas ficou em primeiro lugar em todo o Estado de São Paulo, o que reforça a preocupação do Município com a sustentabilidade.
Classificação masculina
1 - Libânio Marcos de Araújo: 16'22"
2 - Antônio Carda Cruz de Jesus: 18'14"
3 - Washington Fernando Silva de Souza: 18'35"
4 - José Ronaldo da Silva Ferreira: 18'51"
5 - Paulo Henrique da Silva Reis: 18'52"
O piauiense Libânio Marcos de Araújo, campeão no masculino, de 24 anos, é gari há quatro anos na Campi Ambiental e disputou a prova pela primeira vez. Ele contou que sua rotina diária é intensa. "Corro uma média de 40 kms por dia trabalhando, das 7h às 14h, me alimento bem neste período. Depois de descansar, no final da tarde corro mais 20 km sob a orientação do professor Douglas Miguel. Poder correr aqui, e ser reconhecido, é uma alegria imensa", concluiu. No próximo domingo irá participar de outra prova na cidade de Hortolândia.
Classificação Feminina
1 - Daniella Costa da Silva: 26'19"
2 - Silvia Martins de Almeida Marreiro: 26'42"
3 - Letícia Pereira: 28'53"
4 - Antônia Silva: 28'47"
5 - Juliana Sauerbronn: 29'05"
Para a vencedora do feminino, Danyella Costa da Silva, da cidade de Valinhos, a corrida é um incentivo para conseguir alcançar alguns objetivos. "Tenho treinado bastante e esse pódio foi uma conquista. Pra mim correr é saúde, é buscar evolução e trabalhar por uma melhor qualidade de vida".
Logo depois da premiação dos vencedores, foram realizados sorteios para a distribuição de brindes para todos os inscritos que concluíram a prova.
A Corrida Lixo Zero de Campinas se consolida como um evento que une esporte, reconhecimento e conscientização ambiental, deixando uma marca positiva na cidade e na vida dos participantes. Os organizadores projetam para 2026 mais de mil participantes, na quarta edição da Corrida Lixo Zero.