Construção das Avenidas Marginais avança com seis frentes de obras na região central
Foto: Renato Jr / PMI
A região central de Itatiba vive, neste momento, uma das fases mais intensas da construção das Avenidas Marginais — considerada a maior obra de infraestrutura em execução pela Prefeitura. Com seis pontos em atividades simultâneas, o entorno da área central se transformou em um grande canteiro de obras, avançando em etapas estratégicas de drenagem, mobilidade e combate a enchentes.
Os impactos já podem ser percebidos em diversos trechos, onde o traçado urbano começa a ganhar novos contornos. “São vários pontos da cidade que estão com a construção das Avenidas Marginais a todo vapor. As frentes de trabalho são tanto de drenagem e combate a enchentes quanto de mobilidade. Uma das maiores está na Avenida Genaro Palladino, com o alargamento do Ribeirão Jacaré e a instalação de mais um trecho de muro de pedras. Entramos agora em uma etapa mais complexa para o trânsito. Sabemos que os transtornos já ocorrem e ainda vão ocorrer por um tempo, mas são necessários para avançarmos como planejado – entregar no ano que vem as Marginais”, explicou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, durante visita técnica a uma das áreas em execução.
Dentro do cronograma
Supervisionadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as intervenções avançam dentro do cronograma estabelecido no âmbito do programa Avança Itatiba. Segundo o secretário Adilson Franco Penteado, o ritmo segue forte, ainda que condicionado às condições climáticas.
“Como é basicamente uma obra de drenagem e infraestrutura, depende muito das intempéries. Estamos com várias frentes ativas e seguindo o planejamento”, destacou.
Além de reorganizar a mobilidade urbana em pontos historicamente congestionados, o projeto tem papel determinante na prevenção de enchentes. O novo sistema de drenagem e o reforço nas margens do Ribeirão Jacaré começam a apresentar resultados: “Tivemos fortes chuvas recentemente e, mesmo com as obras inacabadas, já percebemos um escoamento mais eficiente”, ressaltou o secretário.
Trânsito exige cautela
Com seis frentes simultâneas, todos os trechos seguem parcial ou totalmente interditados, exigindo paciência e atenção dos motoristas. Mesmo onde o pavimento aparenta estar concluído, ainda faltam dispositivos de segurança e sinalização definitiva — por isso, nenhum ponto está liberado para circulação.
A Prefeitura reforça que alguns condutores têm desrespeitado as barreiras, retirando tubos de concreto e derrubando cavaletes para acessar áreas que permanecem em obras.
“Não existe nenhum trecho liberado. Colocamos tubos de concreto e cavaletes, mas muitos são retirados. Em alguns locais estamos até colocando terra para impedir o acesso. É preciso um pouco de calma, porque ainda não há sinalização de solo. Mas agradecemos a grande maioria da população, que tem compreendido e colaborado”, concluiu Penteado.
Com previsão de entrega para o próximo ano, as Avenidas Marginais seguem como uma das principais apostas da administração municipal para transformar mobilidade e segurança hídrica no coração da cidade.
Trechos com obras
Nesta primeira quinzena de novembro, há obras:
=> Na Avenida Genaro Palladino (acima): junto ao Ribeirão Jacaré - alargamento de leito e colocação de muro de pedras;
=> Perto da Praça Benedito Tinello (São Cristóvão): alargamento de leito e construção de nova ponte;
=> Entre as avenidas Maria de Lourdes Abreu e Independência – infraestrutura da nova via aberta;
=> Avenida Guerino Grisotti – alargamento de leito e colocação de muro de pedras;
=> ‘Rotatória dos Bombeiros’ (entre vias Gerson Gotardo, Jundiaí e Piza e Almeida), margeando o Córrego dos Operários: instalação de infraestrutura das pontes;
=> Avenida Olga Tarrussello Geromel – construção de nova rotatória.