Casa da Juventude abre inscrições para aulas gratuitas de dança, teatro e artes

Foto: Divulgação / PMI
A Casa da Juventude de Itatiba, coordenada pela Secretaria de Governo da Prefeitura, está com inscrições abertas para novas oficinas artísticas gratuitas, em parceria com a Associação Criatiba. As atividades, que incluem dança, teatro e artes, acontecem aos sábados e são abertas também a pessoas com deficiência (PcDs). Os interessados podem se inscrever até 7 de outubro pelo link: bit.ly/OficinasArtisticasCriatiba.
As aulas foram organizadas por faixa etária e horários: das 9h às 10h, dança para crianças de 5 a 8 anos; das 10h às 11h30, dança para crianças de 9 a 12 anos e teatro para adolescentes de 13 a 18 anos; e das 11h30 às 13h, dança para adolescentes de 13 a 18 anos e artes para participantes a partir de 5 anos.
Além das oficinas fixas, a agenda de outubro da “Casinha” reserva outras oportunidades. Já nesta sexta-feira (3), das 14h às 16h, começa o curso “Português Vivo: Entre Letras e Laços”, com o voluntário Filipe Miranda, voltado a despertar uma consciência social sobre a língua portuguesa como patrimônio cultural vivo.
Nos dias 15 e 22/10, das 8h às 12h, a professora Lais Martins ministra o curso “Dominando o Canva”, com aprendizado prático da plataforma digital de design. E no dia 20/10, às 18h, a Casa da Juventude se integra à programação do Outubro Rosa com uma aula especial de Zumba temática, incentivando a conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Mais do que um espaço de oficinas, a Casa da Juventude oferece múltiplas possibilidades: o laboratório de informática apoia jovens em pesquisas escolares, a mesa de tênis de mesa é ponto de encontro nos intervalos e a quadra esportiva recebe atividades variadas, sempre com a energia da juventude em movimento.
A secretária de Governo, Jackeline Boava, destacou que a proposta vai além da estrutura física: “É fundamental esse movimento de desemparedamento, de mostrar que a Casa da Juventude é mais do que um prédio: é um espaço vivo, que dialoga com a comunidade e cria vínculos duradouros”, ressaltou.
Em setembro, a Casa promoveu atividades que reforçam esse caráter comunitário, como contações de histórias, vivências do Projeto Curumim, integração no Programa InterAção e palestras de conscientização, incluindo ações voltadas à inclusão e à valorização do lúdico no processo de aprendizagem.
Com uma programação dinâmica, a Casa da Juventude se consolida cada vez mais como espaço de convivência, formação e participação ativa da comunidade itatibense.