Campinas oferece passeios turísticos gratuitos com foco em história, cultura e bem-estar
Projeto do Departamento de Turismo oferece passeios gratuitos a lugares icônicos como os estádios da Ponte e do Guarani, Maria Fumaça e Loja Maçônica; vagas são limitadas e a inscrição antecipada é obrigatória

Foto: Firmino Piton / PMC
Explorar a cidade pode ser mais enriquecedor do que muita gente imagina. Com essa proposta, a Prefeitura de Campinas vem promovendo passeios turísticos gratuitos que incentivam os moradores a conhecerem — ou redescobrirem — lugares históricos, culturais e simbólicos da metrópole.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem como objetivo democratizar o acesso ao lazer, fortalecer o sentimento de pertencimento e estimular hábitos saudáveis entre os participantes.
Os roteiros incluem visitas a estádios de futebol, patrimônios arquitetônicos, espaços culturais e atrações turísticas tradicionais, como o passeio de Maria Fumaça (veja abaixo os próximos passeios e como participar).
Valorização do patrimônio local
O projeto da Secretaria de Cultura e Turismo tem um papel importante não apenas na valorização do patrimônio local, mas também na qualidade de vida da população, já que caminhar pela cidade, conhecer sua história e trocar experiências em grupo é uma forma acessível e prazerosa de cuidar da saúde física e mental.
Passeios aos domingos
Os passeios são realizados aos domingos e contam com acompanhamento de guias de turismo credenciados ao Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, que apresentam curiosidades e fatos históricos durante os trajetos.
A cada semana, um novo destino é explorado, e as vagas são disponibilizadas de forma online, com inscrições obrigatórias pelo site: https://campinas.sp.gov.br/turismo.
Com foco na diversidade de públicos e na inclusão de famílias, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, o projeto transforma o ato de passear em uma experiência coletiva de cultura, bem-estar e conexão com a cidade.
Orientações
Cada passeio tem duração aproximada de três horas e conta com até 40 vagas. O ponto de partida e chegada é a Feira Hippie, no Centro de Convivência Cultural, tradicional espaço de arte e gastronomia da cidade, visando fomentar a visitação ao local.
Os passeios contam com apoio da Emdec, Sanasa, Setec, Guarda Municipal de Campinas e Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Recomendações aos participantes
Para aproveitar o passeio com conforto e segurança, os inscritos devem:
• Usar roupas leves e confortáveis
• Levar protetor solar e garrafinha de água
• Estar atentos aos horários de saída
• Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável
• Adolescentes entre 13 e 17 anos precisam de autorização escrita para participar desacompanhados
Próximos passeios
Entre os roteiros programados para os próximos meses estão visitas guiadas aos estádios da Ponte Preta e do Guarani, dois ícones do futebol campineiro, além de passeio pela histórica Loja Maçônica. Em setembro, o calendário segue com passeios pelas 7 Maravilhas de Campinas, uma imersão na tradição da Cachaçaria Estação Salinas e a consagrada viagem a bordo da Maria Fumaça.
Agosto
· 17/08 – Estádio da Ponte Preta | das 9h às 12h
Inscrições: 10/08, às 12h30
· 24/08 – Estádio do Guarani | das 9h às 12h
Inscrições: 17/08, às 12h30
· 31/08 – Loja Maçônica
Inscrições: 23/08, às 12h30
Setembro
· 14/09 – 7 Maravilhas de Campinas | das 9h às 12h
Inscrições: 06/09, às 12h30
· 21/09 – Cachaçaria Estação Salinas | das 9h às 12h
Inscrições: 13/09, às 12h30
· 28/09 – Passeio de Maria Fumaça | das 14h às 17h
Inscrições: 20/09, às 12h30