Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Roberto

Brasileiro Caixa Sub-18 promete disputas emocionantes

A competição, ainda sem público, começa nesta sexta-feira e prossegue até domingo no CNDA (20 a 22/11), em Bragança Paulista, com 600 atletas de 104 clubes

Por Roberto

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Com a participação de 600 atletas de 104 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal, o 11º Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo será disputado desta sexta-feira (20/11) até domingo (22/11) no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). Será o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia da COVID-19.

Sem a presença do público em função dos protocolos de combate a contaminação pelo vírus, o torneio que reúne atletas de 15 a 17 anos terá transmissão ao vivo pelo youtube da Confederação Brasileira de Atletismo pelo link:

https://www.youtube.com/channel/UCzEJ2yawdNF53PTzLO_RYCg

Apesar de todos os problemas causados pela quarentena em todo o País, a expectativa é de disputas emocionantes nos três dias de competição. Na abertura do evento, de acordo com o programa-horário revisado após o término das inscrições dos atletas pelos clubes, nove finais estão previstas para esta sexta-feira, sendo duas pela manhã (salto com vara e lançamento do martelo, ambos no masculino) e sete à tarde (martelo feminino, arremesso do peso masculino, 100 m masculino e feminino, 1.500 m masculino e feminino, e salto em distância masculino).

A primeira etapa será aberta às 8 horas com a disputa dos 100 m do decatlo, e terminará às 11:40, com as semifinais dos 100 m feminino. A programação da tarde começa às 14 horas com a cerimônia de abertura e se encerrará às 16:45 com os 400 m do decatlo.

Muitos atletas que se destacaram no Brasileiro Sub-20, que foi disputado de 6 a 8 de novembro, também em Bragança, participam do Sub-18, como os ganhadores das medalhas de ouro Gabriel Boza (MEM-SP), no salto em distância, Marcos Roberto de Oliveira Lopes (APCEF-MG), no lançamento do martelo, Vinícius de Carvalho Alves (Orcampi), nos 5.000 m, Marina Severina Pereira de Siqueira (CASO-DF) nos 400 m, Ana Luísa Couto Ferraz (Orcampi-SP), no heptatlo, e Gabriela Araújo Gil de Sá (Asempar/Paranavaí-PR) no salto em altura.

“Quero o bicampeonato do torneio e o meu objetivo é o Mundial Sub-20”, disse o paranaense Gabriel Boza, de 17 anos, referindo-se ao Mundial de Nairóbi, Quênia, marcado para agosto de 2021.

O Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC), campeão de 2019, busca novamente boa colocação no campeonato. A equipe conta com várias atrações entre os 31 atletas inscritos. Entre os destaques confirmados estão Julia Barbosa (disco), Gabriela Tardivo (1.500 m e 2.000 m com obstáculos), Camila Irene Barbosa (martelo), Giovanna Nogueira Vespero (peso e martelo), Maria Eduarda Barbosa (altura) e Nicole Braz Domene (100 m e 200 m). “Todas essas atletas vêm sendo destaques desde 2018 nas categorias sub-16 e sub-18 e em seleções brasileiras escolares”, lembrou o treinador Gilberto Miranda.

A ABDA (SP), vice-campeã do evento de 2019, também terá seus destaques na competição. Ana Cecília de Oliveira (medalha de prata nos 100 m e 200 m no Brasileiro Sub-20) aparece como favorita. Ela lidera o Ranking Brasileiro Sub-18 nas duas provas, com 12.11 e 25.04. “Apesar da pandemia, conseguimos manter uma boa sequência de treinos. Temos uma equipe forte e o objetivo é representar bem a cidade de Bauru e ficar entre os primeiros no Brasileiro”, disse o treinador Maurício Birelo.

Já a Orcampi (SP), campeã brasileira Sub-20, inscreveu 37 atletas – 23 homens e 14 mulheres. Um dos destaques da equipe é a mineira Ana Luísa Couto Ferraz (Orcampi-SP), no heptatlo, especialidade em que conquistou o ouro no Brasileiro Caixa Sub-20. Aos 17 anos, ela treina com Márcio Prudêncio em Belo Horizonte. O outro é o paulista Alex de Carvalho Alves, campeão dos 5.000 m e vice-campeão dos 3.000 m com obstáculos no Sub-20. “Nosso objetivo, mesmo com uma equipe muito jovem, é o de ficar entre os três primeiros colocados no geral”, disse o treinador Alex Sandro Lopes.

O Centro Olímpico (SP), um tradicional formador de atletas – começou em 1976 -, terá 25 representantes na competição. O clube, que ganhou cinco edições do torneio, entre 2013 e 2007, terá entre os destaques o paulistano Aurélio Miguel de Souza Leite, vice-campeão do salto com vara no Brasileiro Sub-20.

“Vai ser com certeza uma competição muito interessante”, comentou Diogo Dias Gamboa, treinador do Balneário Camboriú (SC), que contará com seis atletas no torneio. “Os destaques são Victor Carpeggiani (líder do Ranking Brasileiro nos 1.500 e vice-líder dos 800 m), Heron Miranda (primeiro colocado nos 10.000 m marcha), Maximiano Kunen (vice-líder dos 3.000 m) e Lilian Bittencourt (terceira nos 5.000 m marcha e representante do Brasil no Sul-Americano de Lima)”, lembrou o treinador. Victor e Heron ganharam medalhas de bronze no Brasileiro Sub-20.

Leandro Lopes, técnico da Asempar-Paranavaí (PR), destaca que a equipe competirá com 18 atletas, com destaque para Matheus de Barros, de 16 anos, 2º lugar no Ranking do salto em distância, além de Gabriela Araújo, 16 anos, campeã brasileira sub-20 no salto em altura.

No Brasileiro Sub-18 de 2019, realizado na Sogipa, em Porto Alegre, o IPEC (PR) foi campeão na classificação geral, com 125 pontos, campeão do feminino, com 70, e vice-campeão no masculino, 55 pontos.

No geral, ABDA Atletismo (SP), terminou em segundo lugar, com 92 pontos, seguida de APCEF (MG), com 89, Centro Olímpico (SP), com 78, e CASO (DF), com 73 pontos.

Todo o evento seguirá protocolos rígidos de saúde como o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool gel e a medição da temperatura corporal na entrada do CNDA, entrega de máscaras para atletas na saída da pista após as provas, com o próprio atleta pegando a sua medalha na premiação, distanciamento entre atletas na câmara de chamada entre outros.

Mais informações, como programa-horário, participantes e resultados, podem ser obtidas no link:

http://cbat.org.br/novo/competicoes/brasileiro_sub18/2020/#

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi