Bragança Paulista celebra fé e história com exposições no centenário da Diocese

Foto: Pref. Bragança Pta.
O Centro Cultural Prefeito Jesus Abi Chedid tem sido palco de um importante capítulo na história de Bragança Paulista: a celebração dos 100 anos da Diocese por meio de duas exposições que unem arte, fé e memória. A primeira, exposição “Arte Sacra Para Ver e Sentir”, encerrou sua temporada com grande êxito no último domingo, 22 de junho de 2025, após emocionar mais de mil visitantes. Já a mostra 100 Anos de História e Devoção segue em cartaz até o dia 27 de julho, com entrada gratuita.
Como parte da programação do Maio Cultural 2025 e das comemorações oficiais do centenário da Diocese, a exposição sacra proporcionou um mergulho artístico e sensorial na trajetória espiritual da região. A mostra foi inaugurada com a performance da Orquestra de Violeiros do Jaguari durante a entrada solene da imagem de Nossa Senhora da Conceição de Jaguari, além de reflexões e exibição de vídeo institucional. A abertura contou com a presença de autoridades civis e religiosas, incluindo o Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo.
Durante sua exibição, a exposição sacra encantou públicos de todas as idades com um roteiro cuidadosamente elaborado, que reuniu peças sacras, imagens históricas e obras artísticas capazes de emocionar e inspirar. O sucesso da exposição reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em valorizar a fé e a identidade cultural de Bragança Paulista.
A programação comemorativa continua com a exposição 100 Anos de História e Devoção, em cartaz desde 14 de maio e aberta ao público até 27 de julho de 2025. A mostra reúne documentos históricos, registros fotográficos e obras sacras que ilustram a trajetória centenária da Diocese, fundada em 1925, e sua atuação religiosa, social e cultural na cidade e região.
A exposição tem como objetivo preservar a memória da Diocese de Bragança Paulista e destacar o papel da Igreja Católica na formação espiritual, educacional e cultural da comunidade bragantina, valorizando também a devoção popular e os vínculos entre fé e identidade local.
A visitação à 100 Anos de História e Devoção é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Cultural Prefeito Jesus Abi Chedid, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro.