Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Entretenimento
Por Redação

Bragança faz parte do traçado da Trilha Transmantiqueira

Percurso de 1.200 km através de trilhas caminháveis interliga estados de SP, MG e RJ

Por Redação

Foto: Divulgação

Bragança Paulista passou a fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso ao ser integrada pelo projeto Trilha Transmantiqueira (TMTQ).

O trajeto cruza 40 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conectar o território brasileiro. A anuência foi assinada pelo prefeito Jesus Chedid e garantirá que a cidade faça parte de uma rede de trilhas nacional.

A trilha começa em São Paulo, no Parque Estadual Alberto Lofgren (antigo Horto Florestal) pela proximidade com aeroporto e possibilidade de atração turística; segue para o Parque Estadual da Cantareira, o MoNa da Pedra Grande, contornando as margens da Represa do Jaguari – onde Bragança Paulista entra na rota – e atinge o pé da Serra do Lopo. O percurso passa pelos bairros Sete Pontes e Serrinha, pela beira do Reservatório do Jaguari até Vargem, chegando a, aproximadamente 20 quilômetros.

No ramal oeste a trilha prossegue até chegar no município de Santa Rita de Ibitipoca-MG quando a adentra o Parque Estadual do Ibitipoca e finaliza na famosa Janela do Céu. No ramal norte a trilha segue até terminar no município de Itumirim, antes passando pela Chapada das Perdizes e por Carrancas. O percurso completo terá mais de 1.100 km de extensão.

O trajeto não acarreta em gastos ao Poder Público, pois a iniciativa faz parte da Associação Trilha Transmantiqueira (ATT), com apoio de voluntários. Segundo o presidente da Rede Brasileira de Trilhas e da TMTQ, Hugo de Castro, atualmente, em razão da pandemia, os trabalhos para definição do traçado e sinalização estão sendo feitos aos poucos, pois é feito com ajuda de voluntários e por várias mãos.

O cadastro de Pontos de Apoio e Guias já está aberto no site. A intenção é que os guias e o comércio rural sejam fortalecidos.

O coordenador do Grupo de Trabalho da Pedra Grande, em Atibaia, disse ao Bragança-Jornal que geralmente a adesão às trilhas acontece devagar, primeiro as pessoas que estão acostumadas com o esporte aproveitam o percurso. Na avaliação do coordenador, a Serrinha já dispõe de uma estrutura boa para receber turistas. “Inicialmente fizemos um mapeamento dos recursos que podem ser utilizados para hospedagem e compra de alimentos. O interessante é que já existe certa estrutura na região.

O público que participa deste tipo de caminhada é muito variado, que prefere camping e hotel. A intenção é que no futuro um trabalho com voluntários e a Prefeitura seja feito para fomento dessas estruturas; por exemplo, um sitiante que tenha pouco gado no pasto, pode transformar a área em camping”.

A Trilha passará por 19 municípios paulistas, sendo sete deles na região bragantina: Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, Piracaia, Vargem e Joanópolis.

Mais informações sobre a Trilha Transmantiqueira estão disponíveis no site do projeto www.trilhatransmantiqueira.com.br.

Fonte - Bragança Jornal

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi