Bocha paralímpica é destaque em manhã dos Jogos Escolares 2025
Etapa reuniu alunos da rede municipal, estadual e particular no Ginásio José Boava, em Itatiba

Foto: Osvaldo Andreotti Fotografia
A manhã do último sábado (4) foi de inclusão, alegria e superação no Ginásio Municipal José Boava, que recebeu a etapa paralímpica dos Jogos Escolares 2025 da Rede Municipal de Ensino. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Itatiba, por meio das Secretarias de Esportes e de Educação, e destacou a bocha adaptada, modalidade que integra o programa de paradesporto municipal com treinos regulares na Casa da Juventude.
Participaram da etapa alunos do Cemei Tico-Tico e das Emebs Agenor Vedovello, Marina e Sônia Rita, além de representantes da escola estadual MEB (Manuel Euclides de Brito) e do Colégio Elite Rede de Ensino – unidade Itatiba. Também marcaram presença atletas convidados de Araras e Leme, totalizando 15 participantes, sendo seis itatibenses.
“Foi uma manhã maravilhosa e muito alegre! Todos se divertiram e brincaram além dos jogos na quadra. Um sábado cheio de inclusão, alegria, superação e muitas conquistas!”, resumiu o professor Giovanni Andreotti, responsável pelos treinos de bocha adaptada na Casa da Juventude.
Ao final das disputas, todos receberam medalhas de honra ao mérito, em reconhecimento ao espírito esportivo e à dedicação.
“Nosso objetivo é criar uma cultura de incentivo ao paradesporto desde a base escolar. Se existe o campeonato escolar para alunos sem deficiência, também deve existir para alunos com deficiência. Eu, como profissional, saio desse dia radiante e orgulhoso por ver o paradesporto crescendo e inspirando cada vez mais pessoas”, completou Andreotti.
Os interessados em conhecer o projeto ou participar dos treinos podem procurar a Casa da Juventude, no bairro Terra Nova, ou entrar em contato pelo telefone (11) 4538-5100.
Próxima etapa: Vôlei
A sequência dos Jogos Escolares 2025 será no próximo sábado (18/10), também no Ginásio do Parque Ferraz Costa, com as disputas de vôlei entre 12 equipes formadas por alunos do 6º ao 9º ano das Emebs — seis times masculinos e seis femininos.
As modalidades de futsal, handebol e basquete já têm seus finalistas definidos, e em novembro acontecem as finais gerais (08/11), seguidas pela etapa de coreografia e danças, com premiação final marcada para 24/11.
A Secretaria de Esportes também promove os Jogos Escolares 2025 das escolas particulares, com participação de Anglo, Litteratus, Next e Triação. As partidas de handebol começaram nesta segunda (6) no Ferraz Costa e as finais acontecem na sexta (10), a partir das 14h30.