Batistinha e Julica relembram histórias do futebol no podcast Itatiba Pod+
Foto: Divulgação
O futebol foi o tema central da edição de segunda-feira (15) do Podcast Itatiba Pod+, apresentado por Márcio Egídio. O programa recebeu dois nomes bastante conhecidos do esporte amador de Itatiba: João Batista Anselmo (Batistinha) e Júlio Hamilton Baptistão, (Julica).
Durante a conversa, os convidados compartilharam histórias de suas trajetórias nos gramados, falaram sobre clubes tradicionais da cidade e destacaram a importância do futebol na formação de amizades e na construção da história esportiva local.
Batistinha e o futebol
Batistinha, que atuou como jogador, dirigente, árbitro e colaborador de diversas equipes, contou que sua ligação com o futebol começou ainda na infância e permanece viva até hoje.
“Eu sempre ameacei parar, mas quando você fala que vai parar, acaba entrando ainda mais no futebol. O campo traz muitas amizades e também rivalidades, porque quando você veste uma camisa, você a defende de verdade”, afirmou.
Nascido e criado em Itatiba, Batistinha relembrou sua passagem pelo Operário e também pelo Baden, equipe que marcou época no futebol amador da cidade. Segundo ele, o clube surgiu com o objetivo de quebrar a hegemonia do São João nas categorias de base.
“O São João vinha de cinco títulos seguidos e a gente conseguiu montar um grupo forte para acabar com aquela sequência. Foi um trabalho de bastidores muito grande e conseguimos fazer história”, recordou.
Ele também destacou o alto nível técnico dos campeonatos amadores da época. “O futebol amador de Itatiba era muito forte. Tinha equipes excelentes, como o Bandeirantes e os campeonatos eram disputadíssimos”, comentou.
Outro momento divertido da entrevista foi quando Batistinha relembrou as constantes mudanças de sede do Operário. “O pessoal via a mudança e perguntava quem tinha morrido. Mas não era enterro, era só mais uma mudança da sede do Operário. O time mudava de endereço toda hora”, brincou.
Julica e suas lembranças
Já Julica, natural de Lucélia/SP e morador de Itatiba desde os 10 anos de idade, falou sobre sua chegada à cidade e o início de sua trajetória no futebol local. Identificado principalmente com o Bandeirantes, ele destacou o prazer de participar do podcast e reencontrar histórias que marcaram sua vida esportiva.
“É um prazer estar aqui. Vim para Itatiba ainda criança e foi através do futebol que construí muitas amizades e vivi momentos inesquecíveis. O esporte sempre fez parte da minha vida”, afirmou.
Durante a conversa, Julica também elogiou o trabalho desenvolvido pelos clubes amadores da cidade ao longo das décadas. “Na nossa época, os campeonatos eram muito disputados e havia uma grande participação da comunidade. O futebol reunia famílias inteiras e movimentava os bairros”, destacou.
O programa integrou também uma série especial do podcast dedicada à Copa do Mundo de 2026, realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Segundo Márcio Egídio, a proposta é valorizar personagens que ajudaram a construir a história do futebol itatibense.
“Tem muita gente que fez e continua fazendo parte da história do esporte da nossa cidade. Registrar essas histórias é uma forma de preservar a memória do futebol local”, ressaltou o apresentador.
Acompanhe
A entrevista na íntegra está disponível no canal “CRN Itatiba Oficial” no YouTube. O Itatiba Pod+ vai ao ar todas as segundas-feiras, às 19h e também pode ser acompanhado pela CRN – 1.420 kHz, pelo aplicativo CRN-ITATIBA e pelo site www.crnitatiba.com.br, com o apoio de Aguazul Natação, Sicoob UniCentro Br e Jornal de Itatiba.