Barragens de Pedreira e Amparo têm previsão de entrega para o 2º semestre de 2026
Foto: Governo de São Paulo/Reprodução
As obras das barragens que vão ampliar a vazão do Rio Jaguari na região avançaram e há uma nova expectativa para de entrega das estruturas: o segundo semestre do ano que vem. Em Pedreira, 47% da construção já está concluída, enquanto em Duas Pontes, em Amparo, 58% da obra foi executada, segundo o Governo Estadual.
As barragens vão ajudar no armazenamento de água da chuva e assim garantir o abastecimento nos meses de seca. Serão diretamente beneficiadas 28 municípios, cerca de 5,5 milhões de pessoas, como detalha o diretor da SP Águas, Nelson Lima.
Em Pedreira, a estrutura, que terá 50 metros de altura e 600 de extensão, deve dobrar a vazão do Jaguari, de 4,8 mil litros para 8,5 mil litros de água por segundo quando estiver finalizada.
Mais de 400 operários trabalham no aterro de uma área de 4,2 milhões de m² e na construção do vertedouro. A estrutura de segurança é projetada para escoar a água de forma controlada, protegendo a barragem e as estruturas ao redor de transbordamentos.
A segunda frente do projeto está em Amparo, onde a barragem de Duas Pontes foi retomada em 2024 após paralisações e questionamentos judiciais. Ela conta com 35 metros de altura e 800 de extensão. O reservatório deveria ter sido entregue em 2022, mas as obras, iniciadas em 2021, foram interrompidas dois anos depois.
O pacote de intervenções inclui ainda melhorias e implantação das redes de esgoto em Amparo e Monte Alegre do Sul, além do reflorestamento da região, com o plantio previsto de dois milhões de árvores. Ao todo, os investimentos ultrapassam R$ 1,6 bilhão. (com informações da Rádio CBN Campinas)