Autoridades, mestres, trabalhadores

O Acervo Foto Parodi vem resgatando e trabalhando na recuperação e preservação de imagens antigas de Itatiba, que inclui fotografias de grupos de autoridades, professores, esportistas, religiosos e trabalhadores.
Além da imagem propriamente dita, procuramos informações e referências que possam identificar e contextualizar o conteúdo destas fotografias, identificando os personagens, datas (exatas ou aproximadas), locais, entre outros dados. Para isso, procuramos dados disponíveis na própria fotografia, em pesquisas de professores e historiadores e publicações (livros, jornais, revistas, etc.)
Um exemplo é uma imagem publicada na Revista “O Malho” do Rio de Janeiro, que teve exemplares digitalizados pela Biblioteca Nacional Digital - Hemeroteca Digital Brasileira, entre os anos de 1902 e 1953. Na edição nº 381, de 01/01/1910, sob o título “Sagrado e Profano” é publicada a fotografia de um grupo de autoridades no então Distrito de Conceição de Barra Mansa (hoje Morungaba) no município de Itatiba.
Confira a legenda com a identificação dos personagens: Na primeira fila da direita para a esquerda: Dr. Antônio Macedo Guimarães, delegado de polícia; major Joaquim Pereira Cardoso, 1º juiz de paz; D. João Nery, bispo de Campinas; cônego Samuel Fragoso, vigário de Conceição de Barra Mansa; coronel Antonio Chateaubriand Joly, prefeito municipal.
Segunda fila, da direita para a esquerda: Capitão Amalfi, juiz de paz; capitão Antônio Frare, chefe da Colônia Italiana; Manuel de Godoy, lavrador; major Affonso Bueno de Aguiar, subdelegado; tenente Aristides da Silveira, lavrador; José Gregório de Oliveira, fiscal; Francisco José Ribeiro, subprefeito e capitão Antônio Soares Moreira, lavrador.
Terceira fila, da direita para a esquerda: Eugênio Franco Joly, coronel Francisco Bueno de Aguiar Netto, chefe político; Getúlio Seixas, professor; Antenor Fonseca e Theodomiro Sampaio, escrivão de paz.
Uma outra foto interessante é um grupo de pessoas que trabalhavam na Oficina do Bezana no Natal de 1926: A partir da esquerda: Francisco Giaretta Parodi, Francisco Lazzarini, Bijola, Dito Souza, Tonico Zanotti, Urbano Bezana e Dodô.
No terceiro grupo de pessoas, provavelmente no estúdio Parodi, no início da década de 1920, conseguimos identificar os professores Ataliba de Oliveira, Manuel Euclides de Brito e o senhor Urbano Bezana.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ Jornal de Itatiba
Fotos: Acervo Foto Parodi
Autoridades em Conceição de Barra Mansa - 1909
Colaboradores da Oficina (Marcenaria) do Bezana - 1926
Grupo de amigos no início da década de 1920