Atleta paulista quebra recorde do arremesso do peso no Mundial Escolar de Atletismo
Alessandro Borges, da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba, marcou 20,59 metros nesta terça-feira e se sagrou campeão mundial
Foto: Divulgação
A temporada 2024 do atleta Alessandro Borges segue muito positiva. Nesta terça-feira, o jovem representante da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba, bateu pela terceira vez o recorde brasileiro do arremesso do peso sub-18, durante a disputa da Gymnasiade Bahrein 2024, o mundial escolar. Ele marcou 20,59 metros, garantindo o título mundial da categoria e superando o recorde anterior de 20,32 metros, obtido durante o Circuito Paulista Open de Atletismo, realizado na UNESP, em Presidente Prudente, no mês de setembro.
Alessandro, que em agosto quebrou o recorde pela primeira vez, durante o Campeonato Paulista Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, consolida assim sua condição de grande nome do esporte no país, bem como o excelente trabalho realizado pelo seu clube e por sua técnica, Andrea Brito, conhecida como Andrea Saúde.
"Esse resultado era esperado. O nosso treinamento estava focado para o Mundial Sub-20 de Lima, em agosto, e ele estava arremessando 19 metros com o peso de 6 quilos. Sempre há um ganho de 1 metro, 1,5 metro com o peso de 5 quilos, mais leve. Infelizmente, o resultado não saiu no Mundial, mas saiu agora, em sua categoria", disse Andrea.
Sua história no atletismo mudou aos 14 anos, quando decidiu trocar a carreira como velocista pelo arremesso do peso. Graças a um conselho de seu técnico, o jovem nascido e criado em Araçatuba migrou para a nova modalidade e se tornou um dos melhores do país na modalidade. Sem dúvida, trata-se de um nome forte para os Jogos Olímpicos de 2032.
Mais informações, www.atletismopaulista.com.br.