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Por Thomas

Até logo às férias -e ao Clubinho JI- nesta volta às aulas 2023

Por Thomas

Por Tati Petti

Janeiro chegou ao fim e com a chegada de fevereiro é o momento de dar “até logo” às férias e voltar às aulas! Neste clima, eu também dou um até logo ao Clubinho JI, depois de 13 anos ininterruptos de publicação.

Confesso que a nostalgia toma conta desta edição derradeira. Afinal, você, querido leitor, esteve comigo ao longo destes anos todos, acompanhando temas e curiosidades variadas, incluindo das viagens que fiz, pois em todo lugar que via algo interessante, pensava em compartilhar por aqui. Também fui a inúmeras exposições, sessões de cinema, teatro, circo, inaugurações e lançamentos, sempre com o intuito de trazer um olhar exclusivo das atrações.

Não à toa, na semana passada, dia 30 de janeiro, foi o Dia da Saudade. Já estou sentindo… Foi um prazer imenso me dedicar ao Clubinho JI para oferecer a oportunidade de despertar interesse por leitura, histórias - do mundo e da nossa gente - e boas práticas. Gratidão ao JI pelo espaço a mim confiado, mesmo após a saída da Redação em 2016, e aos diretores - especialmente ao Mané Massaretti - e profissionais que estiveram envolvidos também neste trabalho, direta e indiretamente.

A você, leitor de todas as idades, minha gratidão pela companhia e meu desejo de que siga cultivando a prática do nosso Clubinho JI, de se interessar, perguntar, pesquisar, brincar, experimentar, buscar, compartilhar, optando por uma forma mais leve e colorida de ver e viver a vida.

Mochila pronta?

Agora vamos à segunda parte do tema de hoje: volta às aulas. A mochila de segunda já está pronta? Sabe que deixar tudo pronto e organizado para o dia seguinte deixa a gente mais tranquilo? Assim, a chance de ter algum atropelo e não encontrar algum item bem na hora de sair - enquanto o relógio não para de funcionar - é menor! Então a gente consegue manter a tranquilidade, que colabora para um dia mais feliz.

Por isso, compensa muito já olhar o que você tem e deixar arrumado. O mesmo vale para os materiais conforme você for acumulando ao longo do ano: deixe organizado, separando o que gostaria de guardar (como recordação/item sentimental) e retirando o que não será mais necessário. No dia a dia das aulas, deixe seu material organizado para o dia seguinte - separar o lanche e o uniforme também é legal! E com a lição em dia, claro! Lembre que ao fazer, você está reforçando o aprendizado.

Falando em aprendizado, escuta essa: a palavra escola se originou do termo grego scholé, que quer dizer descanso. É que na Grécia antiga, só estudava quem tinha tempo de sobra e não precisava trabalhar.

Para conhecer a turma

Vou te dar uma dica de um jogo legal para você conhecer melhor a sua turma. Chama Amigo Misterioso. Você precisa só de papel e caneta. Cada um escreve seu nome em um papel. Um participante sorteia um dos papeis e, sem dizer nada pra ninguém, vai pro meio do grupo. Então, um jogador de cada vez faz uma pergunta sobre o amigo sorteado para tentar adivinhar qual nome está ali. A pessoa que está no meio do grupo só pode responder sim ou não. Vale perguntar sobre o que a pessoa gosta, sobre sua personalidade - só não vale perguntar sobre a aparência física. Quem acertar o nome que está no papel, sorteia um novo e recomeça o jogo.

Brincadeiras agitadas

Quer mais dicas de brincadeiras? Vamos lá! Esta é da Cartago-marca da Grendene- com Taise Agostini, pesquisadora em aprendizagem infantil, e chama Vôlei de Toalha: em um grupo de quatro pessoas, forme duplas. Cada uma segura uma toalha esticada em um lado do campo, previamente delimitado. Uma dupla deverá iniciar jogando a bola para o time adversário usando apenas o impulso gerado pelo movimento da toalha. Se não for possível formar duas duplas, brinque apenas em “um contra um” ou em um grupo pequeno, desde que seja possível deixar a toalha esticada para movimentar a bola.

Tem também uma chamada Controle Remoto: em dupla, um vai ser o controle remoto e poderá controlar os movimentos do corpo de amigo, sempre que encostar em alguma parte do corpo (como se fosse o botão de ligar e desligar). Por exemplo, ao encostar na cabeça é o botão de sentar; no cotovelo, o botão de virar para o lado; no pé fica o botão de rodar.

Brincando com os sentidos

Tem ainda umas brincadeiras que estimulam nossos cinco sentidos: paladar, tato, olfato, visão e audição. As dicas são da Amanda Dias, terapeuta aplicadora de terapia ocupacional, da Genial Care, clínica de evolução de crianças autistas. Olha que legais:

1) Massinha de farinha - basta misturar farinha de trigo com água em um grande recipiente e mexer até obter uma consistência massuda. Daí é só soltar a criatividade para criar formas diferentes, curiosas e engraçadas.

2) Construindo com argila - ela pode ser moldada de diferentes maneiras. Além de estimular os sentidos, você pode acompanhar a secagem, percebendo a mudança da textura e contemplando a criação de sua “obra de arte” ao final do processo. Eu adorava moldar junto com minha mãe! É uma delícia!

3) Congelando os brinquedos - separe alguns e coloque em uma caixa plástica com um pouco de água. Aí é só levar para congelar. Depois, basta desenformar o grande bloco de gelo e tirar os brinquedos usando ferramentas como martelinhos de brinquedo, borrifadores com água morna e outros. Perfeito para um dia de calor!

4) Degustando como brincadeira - sabe aquelas brincadeiras em que você precisa adivinhar qual comida está comendo de olhos vendados? Você pode ir dizendo o que percebe no paladar: se é doce, salgado, azedo, quente, frio…

Olhar atento

Pra finalizar, outras brincadeiras para incentivar nossa curiosidade e olhar atento - com dicas de Daniela Graicar, do Movimento Aladas, que incentiva o empreendedorismo:

Olhar atento I: um número na placa, um carro de determinada cor, um animal... As viagens de carro ficam divertidas quando temos o desafio de encontrar coisas pelo caminho. Quem encontra o alvo primeiro marca um ponto e a brincadeira pode terminar no 10 - ou nem ter fim!

Olhar atento II: para desenvolver a percepção do ambiente - seja um restaurante, sala de espera ou em casa mesmo - observe bem o lugar, feche os olhos e peça para alguém perguntar a você coisas como: quantos quadros têm na parede? Qual é a almofada no sofá? Quantas janelas existem? Quantas pessoas estão sentadas? Vai ser divertido perceber o quanto prestou atenção.

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