Aquário de Campinas retoma atividades no Bosque dos Jequitibás
Estrutura abriga espécies de peixes de água doce e salgada, vindos dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, além de exemplares de bacias hidrográficas brasileiras

Foto: Firmino Piton
O Aquário Municipal de Campinas, no Bosque dos Jequitibás, voltou a receber visitantes nesta semana, após passar por melhorias na estrutura, como renovação dos revestimentos e ajustes elétricos. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 13h, e aos sábados e no segundo domingo do mês, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os ingressos devem ser comprados na bilheteria até 30 minutos antes do fechamento. O valor é de R$ 5,00 a inteira e R$ 2,50 a meia-entrada, com gratuidade para crianças de até 5 anos e pessoas acima de 60 anos.
A estrutura do Aquário abriga 28 espécies de peixes de água doce e salgada, vindos dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, além de exemplares de bacias hidrográficas brasileiras. O espaço também apresenta espécies híbridas, que não existem na natureza, e algumas vitrines dedicadas a espécimes taxidermizados, como crustáceos e equinodermos. A visitação inclui informações sobre os impactos da poluição nos mares, com exemplos visuais dos efeitos do descarte de lixo nas águas, reforçando a importância da preservação da vida marinha e do meio ambiente.
Entre as espécies em exibição, algumas despertam mais curiosidade do público pela aparência peculiar ou pela popularidade. É o caso do Amphiprion percula, conhecido mundialmente como peixe-palhaço ou simplesmente “Nemo”, em referência ao personagem da animação. Originário dos oceanos Índico e Pacífico Ocidental, ele é um dos favoritos das crianças, graças à fama conquistada no cinema.
Outro destaque é o peixe-papagaio (Amphilophus citrinellus x Vieja melanura), uma espécie híbrida que não existe na natureza. A boca modificada pelo processo de hibridização cria a ilusão de um sorriso, o que o torna um dos grandes atrativos para os visitantes.
O Aquário também abriga espécies de predadores, como o peixe-faca (Chitala ornata), facilmente reconhecido pela barbatana retilínea que percorre a parte inferior do corpo, lembrando o formato de uma lâmina. Ele é encontrado em países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja.
Serviço:
Visitação Aquário Municipal
Local: Bosque dos Jequitibás
Endereço: Rua Coronel Quirino, nº 02, Bosque
Horários: terça a sexta-feira, das 9h às 13h; sábado e segundo domingo do mês, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Visitas de grupos e escolares: informações e agendamentos pelo e-mail: museuaquario@campinas.sp.gov.br