Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Marcio

“Alguns eventos, como a Prova de Fraldinhas JI, fazem parte da tradição esportiva itatibense”

Esta semana, o novo secretário de Esportes recebeu a reportagem do JORNAL DE ITATIBA para uma conversa onde passou suas primeiras impressões de como encontrou a pasta

Por Marcio

Foto: JI

O professor de Educação Física, Marcelo Cyrillo, foi escolhido pelo prefeito Thomas Capeletto (PSDB) para fazer parte de sua equipe de Governo, como responsável pela Secretaria Municipal de Esportes durante este atual mandato.

Esta semana, o novo secretário de Esportes recebeu a reportagem do JORNAL DE ITATIBA para uma conversa onde passou suas primeiras impressões de como encontrou a pasta, atual situação do esporte municipal enfrentando a grave situação de uma pandemia e também sobre os projetos que pretende viabilizar durante sua gestão.

Entre vários assuntos abordados, Cyrillo falou sobre algumas competições tradicionais da cidade, principalmente para crianças e jovens, como a Prova de Fraldinhas JI e da Taça Osmar Dalcin de Futebol de Base, eventos esses que, durante o período de existência, atraiu e fez parte da história de milhares de crianças, competições estas que envolviam muito mais que os atletas, e sim, toda a Família Itatibense através da prática esportiva.

Segundo o secretário, seguindo também o plano de governo do prefeito Thomaz Capeletto, existe o interesse da retomada de antigas parcerias para a realização de “eventos que fazem parte da tradição esportiva itatibense”.

Confira como foi o bate-papo:

JI: Quais são seus principais projetos à frente Secretaria com relação ao esporte itatibense em 2021, mesmo ainda enfrentando a pandemia do covid-19?
CYRILLO: Infelizmente a pandemia nos coloca diante de um grande desafio, por outro lado, ela possibilita, um olhar um pouco mais cuidadoso frente a tudo como vinha acontecendo. É momento de sairmos de um círculo vicioso e nos reinventar. Estamos aproveitando para mexer na estrutura organizacional da secretaria, estudar a promoção de melhorias nos equipamentos esportivo, escrever projetos e buscar alternativas para solucionar um problema grave no esporte, que é a escassez dos recursos. Gostaria também de criar um departamento que tivesse um olhar especial para o esporte para pessoas com deficiência. Um dos nossos planos é voltar o esporte para dentro da escola, no contraturno escolar. Para isso, precisamos de um projeto alinhado com a Secretaria de Educação, com apoio da equipe diretiva de cada escola. É preciso apostar no esporte escolar. Sei que algumas expe-riências do passado criam uma certa resistência em relação a isso, no entanto, vamos utilizar toda essa expertise dos anos anteriores e olhar para a frente, criando um evento atrativo para as crianças e com a participação de toda comunidade escolar. Estamos estudando a fundo como tudo vinha acontecendo, o futebol da cidade, a participação das competições do Estado, as equipes de competição e de formação esportiva, o esporte para a melhor idade, as escolas de esporte com foco na responsabilidade e vulnerabilidade social, os eventos promovidos pela secretaria e os que a prefeitura apoio, enfim, a pandemia, apesar de gerar uma incerteza imensa, nos possibilita nos planejar de uma melhor forma.

JI: Hoje a Secretaria de Esportes está alojada onde? É o local ideal? O Ginásio Municipal de Esportes e o Parque Ferraz Costa não reuniria estrutura melhor para abrigar a Secretaria?

CYRILLO: A secretaria localiza-se ao prédio anexo do Mercado Municipal, não é o local ideal, mesmo porque acredito que nesse local deverá se encontrar departamentos municipais de alto fluxo de pessoas, devido a sua localização e também para fomentar o comercio local. Estamos estudando junto com o prefeito a mudança de local da Secretaria, acredito que em breve encontraremos um espaço mais adequado e mais próximo aos principais equipamentos esportivos.

JI: A pasta hoje trabalha com quantos funcionários? Eles são comissionados ou concursados e de carreira? É um número ideal para dar continuidade aos trabalhos?


CYRILLO: Além dos colaboradores que desempenham as funções administrativas, a pasta conta com oito técnicos desportivos e dois auxiliares de esportes, no momento, temos quatro estagiários. Esse número infelizmente não permite a alta demanda dos serviços de esporte da cidade, que necessita de colaboradores de outras secretarias e de contratar serviços de esporte.

JI: Você pretende, assim que possível, investir nas categorias de base? Isso se estende a todas as modalidades como Basquete, Futebol, Handebol, Futsal, Vôlei, Tênis, enfim, modalidades individuais e coletivas. Quais são seus projetos?

CYRILLO: Entendemos como base, as equipes de formação e rendimento, que seriam os jovens até os 17 anos. A ideia é que, no futuro, esses jovens nos representem nas competições esportivas, como os Jogos Regionais e Abertos. Acredito que essa é uma das principais funções da Secretaria de Esporte. O projeto é fazer a captação dos jovens talentos nos projetos das escolas e encaminhá-los para centro de formação.

JI: Como será o aproveitamento do Ginásio Municipal? Ficará como hoje apenas para treinamento ou será utilizado para jogos de demais modalidades?

CYRILLO: A princípio o Ginásio José Boava, seria específico para treinamento das modalidades de basquete e vôlei, e nos eventos, atividades e jogos que ele comportasse na legislação esportiva.

JI: Competições e eventos importantes deixados para trás, como a Prova de Fraldinhas JI e a Taça Osmar Dalcin de Futebol de Base de alguma forma fazem parte dos projetos da Secretaria de Esportes Municipal que, anos atrás, foi parceira essencial para realização e o grande sucesso desses dois tradicionais eventos esportivos?

CYRILLO: Alguns eventos da cidade, como a Prova de Fraldinhas JI, fazem parte da tradição esportiva itatibense, mais que isso, são elementos importantes da cultura esportiva da nossa cidade. Assim como consta no plano de governo do doutor Thomas (Capeletto), pretendemos retornar com as parceiras e voltar com essas importantes atividades do esporte Itatibense.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi