A história da arara Alice
Por GB Edições
Alice é uma arara azul. Como ela apareceu na cidade, ninguém sabe explicar ao certo; o boato é que ela vivia em cativeiro, mas acabou sendo solta. Tinha uma companheira, uma arara vermelha, que desapareceu tão misteriosamente quanto à sua origem.
O fato é que Alice voa livremente pelos céus da cidade, mas o seu lugar preferido são as frondosas árvores que circundam o pátio de uma escola bem no centro. Alice é conhecida pelos moradores, principalmente por aqueles que moram nas redondezas da tal escola.
Alice parece não ter medo das pessoas; integrada ao ambiente urbano, costuma voar baixo sobre os carros, atreve-se a pousar em cima deles e não foge do contato humano. Quase ninguém se atreve a chegar muito perto porque o seu grande bico intimida afinal, ninguém está livre de levar uma dolorida bicada.
No entanto, Alice escolheu alguns quintais, os quais ela frequenta assiduamente e se deixa afagar à vontade. Claro, como recompensa ela ganha guloseimas, divididas entre frutas, castanhas e legumes. Alice tem tratamento de rainha. A população da tal cidade se uniu na proteção à arara. Ai daquele que lhe fizer algum mal!
O paparico é tanto que o costume é as pessoas “baterem ponto” perto da escola, esperando que Alice desça de uma das árvores e chegue mais perto. Coisa que a ave parece gostar muito.
Outro hábito de Alice é emitir um som como se estivesse chamando alguém quando percebe algum ajuntamento de pessoas.
Alguns a chamam de Alisson, mas na verdade ninguém sabe se é macho ou fêmea. É simplesmente a arara da praça e da escola.
VOCÊ SABIA?
A arara azul foi personagem do filme “Rio” e “Rio 2”, no qual Blu é uma arara macho que, devido à ação de criminosos, ainda filhote foi retirada de uma floresta no Brasil indo parar nos Estados Unidos. Apesar de ser muitíssimo bem tratada por sua dona, a voz da natureza começou a falar mais alto e Blu precisava de uma companheira. Enfim, esta é a história do filme e quem ainda não viu pode conferir o “Rio”, ou “Rio 2”. Vale a pena ver, é uma animação muitíssimo bem feita.
Voltando a falar da ave, a arara azul pertence ao gênero Psitacídeas e que vive nas florestas da América do Sul, sendo assim também é encontrada no Brasil.
A ave é protegida por leis ambientais, sendo crime mantê-las em cativeiro sem a devida autorização do IBAMA. Elas são de grande porte, podendo chegar a ter um metro de comprimento. A plumagem é uniforme, em tons azulados e o bico é preto, grande e muito forte.
A arara azul é alvo de proteção e vai parar na cadeia quem praticar comércio e cativeiro porque elas estão em extinção, devido à caça e a degradação do meio ambiente, o que comprometeu o seu habitat natural.