A grande enchente em fevereiro de 1970

A história de Itatiba foi marcada por grandes enchentes nas áreas de várzea do Ribeirão Cachoeira, atualmente chamado de Jacaré. Um dos registros mais antigos foi a enchente ocorrida no ano de 1929. Também existem registros de enchentes em dezembro de 1962 e janeiro de 1967.
Mas a ocorrência mais grave aconteceu no dia 19 de fevereiro de 1970, quando Itatiba registrou uma forte tromba d’água, que alagou toda a parte baixa da cidade, nas margens do Ribeirão Jacaré. Residências, estabelecimentos comerciais e indústrias foram atingidas e, em alguns pontos, a água superou dois metros de altura. A Vila Santa Clara, as Avenidas Marechal Deodoro, Independência, Expedicionários e Lacerda Franco registraram os alagamentos mais graves.
As indústrias mais prejudicadas foram: Têxtil Paulo Abreu, Fabril Scavone, Cia. Brasileira de Fósforos, Fósforos Scavone e Têxtil Duomo. A produção ficou interrompida por diversas semanas, causando grande prejuízo material.
Mal a cidade começava a se recuperar, no dia 26 de fevereiro aconteceu outra forte chuva que aumentou ainda mais o número de desabrigados e fez uma vítima fatal.
Os bairros Brasileira, Belém, Alto de Fátima, Brotas, Bela Vista, Engenho e outros ficaram isolados do centro pelas águas, que impediam a passagem de pedestres e veículos. O prefeito Roberto Arantes Lanhoso decretou estado de calamidade pública.
Para se ter a dimensão da tragédia, foram registradas mais de 200 famílias desabrigadas, em sua maioria, socorridas e acolhidas por parentes e amigos. Em alguns casos, os desabrigados foram levados para o Asilo São Vicente de Paulo e para a Santa Casa de Misericórdia.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Coluna Espaço Histórico - Imprensa Oficial de Itatiba 04/02/2006 e Jornal A Tribuna 22 de fevereiro de 1970.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Esquina da Avenida Independência com Rua Aristides Lobo, no Bairro do Sapo
O danos na ponte da Avenida Independência
O alagamento no início da Avenida dos Expedicionários onde funcionava a concessionária Mercedes Benz