A entrega da revitalização do Moinho do Denoni está próxima

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Itatiba estará entregando as obras de revitalização do Moinho do Denoni, para utilização pública voltada para a cultura, turismo e meio ambiente.
A iniciativa de preservar o imóvel de interesse histórico, teve início em 1997, quando a Associação Pró Memória de Itatiba solicitou ao então prefeito Adilson Franco Penteado medidas legais que garantissem a sua preservação.
O moinho transformava milho em fubá através da força d'água de uma pequena cachoeira existente no local, denominado Sítio da Cascata, de propriedade dos senhores Aldo Damásio e Otaviano Pelizer. A água vinha do “Ribeirão da Cachoeira”, conhecido atualmente como “Ribeirão Jacaré”. Em 1921, adquiriram o Sítio da Cascata, no qual estava o moinho, o imigrante italiano Tiziano Denoni e sua família, que vieram da Itália no início do século XX, dando continuidade à produção de fubá, de outros derivados do milho e farelo de arroz, produtos que eram vendidos à população itatibense.
As atividades se encerraram no ano de 1987, ficando para a cidade a tradição da família e que ainda perdura na memória coletiva.
Atendendo a solicitação da Pró Memória, o Moinho do Denoni foi alvo de ação pública de declaração de utilidade pública para fins de desapropriação através do Decreto de nº 4.271, de 22/12/1999. Posteriormente o moinho foi classificado como bem de Preservação Permanente na categoria de Preservação Integral Especial (pela Lei Municipal nº 3.418, de 18 de dezembro de 2000).
As obras recentes do processo de revitalização foram possíveis graças a recursos do governo estadual destinados a Municípios de Interesse Turístico, como Itatiba.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Arquivo Histórico do Arquivo Público de Itatiba, site da Prefeitura de Itatiba e Jornal Viva Voz de abril de 1997.
Fotos: Acervo Foto Parodi e Associação Pró Memória
O Moinho do Denoni em estado de abandono em 1997
Matéria do jornal Viva Voz, defendendo a preservação
Outra imagem do imóvel em 1997