A Edição Comemorativa do jornal “A Reacção” no Centenário da Independência, em 1922

No dia 7 de setembro de 1922 o Brasil comemorou o Centenário da Independência. Em Itatiba, a data foi celebrada em grande estilo com solenidades cívicas e culturais, inaugurações e um grande baile.
O jornal “A Reacção”, fundado em 1909 pelo jornalista Evaristo Silva, circulou no dia do Centenário da Independência com uma Edição Comemorativa, impressa em papel de alta qualidade e com várias fotografias, fato raro naquela época. A maior parte das imagens foi produzida pelo fotógrafo João Parodi.
As imagens impressas na tipografia utilizavam um clichê fotográfico era feito utilizando o processo de fotogravura, onde uma imagem era transferida para uma placa de metal, geralmente zinco ou cobre, por meio de uma técnica de gravação com ácidos que criava um relevo com a forma do desenho. Inicialmente, a imagem era transferida para o metal usando uma tinta especial e, em seguida, a placa era imersa em um banho de ácido que corroía as áreas não protegidas pela tinta, resultando na imagem em relevo pronta para ser usada na impressão tipográfica.
Uma comissão foi encarregada de organizar a programação das festividades que teve desfile cívico com participação de bandas, escolas, Tiro de Guerra e escoteiros. Durante o dia aconteceram as inaugurações do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, na Avenida da Saudade; do Mercado Público Municipal, na Rua Campos Salles e da Avenida da Independência, que ligava a Rua Benjamin Constant ao antigo prédio do Matadouro Municipal, na antiga Avenida da Cascata. A noite houve uma solenidade cívica, seguida de um baile de gala no Grupo Escolar Cel. Júlio César.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Consultas ao Arquivo Histórico do Arquivo Público Municipal de Itatiba e site da Prefeitura de Itatiba (Galeria de Prefeitos).
Fotos: Reproduções Acervo Foto Parodi das páginas do Jornal “A Reacção”
Primeira página da Edição Comemorativa
Vistas da cidade e da Praça da Bandeira e retratos das autoridades
Fotos da Santa Casa e do Mercado Municipal feitas pela Casa Parodi