A.E. Bandeirantes comemora 50 anos pela conquista do seu primeiro título Amador
Foto: Arquivo JI
A história da Associação Esportiva Bandeirantes, antes chamada de Sociedade Esportiva Bandeirantes dentro do cenário futebolístico itatibense e de toda a região sempre encontrará um lugar de destaque por tudo o que representa dentro do esporte local, bem como, às inúmeras conquistas dentro dos gramados de Itatiba e de toda região.
A data de hoje, 1º de novembro, tem um lugar muito especial no coração de dirigentes, atletas, torcedores e simpatizando do grande alvinegro do Bairro da Ponte pois, foi nesta data, mais precisamente no ano de 1974 que a agremiação bandeirantina conquista seu primeiro título do Campeonato Amador itatibense.
Com o título “Bandeirantes, o novo campeão Amador”, o JORNAL DE ITATIBA-Diário já retratava a conquista bandeirantina que teve como palco o famoso Estádio Paulo Abreu, num belo domingo de “casa cheia” e, segundo a reportagem na época, com presença feminina já em massa rendendo uma renda de Cr$ 4.790,00.
O JOGO
Não poderia ser outro o adversário bandeirantino nesta decisão a não ser o São João Futebol Clube, arquirrival alviverde que, junto com o time alvinegro, protagonizaram disputas e finais inesquecíveis ao longo dos anos nas maias variadas categorias.
Com a bola rolando, o São João era apontado como favorito na época, contudo, está impregnado no “DNA” bandeirantino a superação sempre. O atacante Fera abriu o placar para o time alviverde aos 20 minutos de jogo, contudo, os alvinegros chegaram ao empate logo em seguida, num sem pulo do atacante Jair fazendo 1 x 1, placar final do primeiro tempo.
Aos dez minutos da segunda etapa Luizinho, de cabeça, colocou os sanjoanenses novamente à frente no marcador. Poderiam ter até ampliado, contudo, desperdiçaram grandes chances e, pior, ainda viram o zagueiro Montico empatar a partida no último minuto do tempo regulamentar levando a decisão para a prorrogação.
Até pelo esforço despendido nos 90 minutos de jogo, ninguém conseguiu mexer no marcador durante a prorrogação levando a decisão às cobranças de penalidades. Montico, Mi e Luizão marcaram para os bandeirantinos enquanto Dian e Edgar converteram para o São João e, com o placar encerrando-se em 3 x 2 nas penalidades, a então Sociedade Esportiva Bandeirantes conquistava seu primeiro título do Campeonato de Futebol Amador, edição de 1974.
Os heróis do título bandeirantino foram: Pirulito, Mauro, Luizão, Montico e Galvão. Gilli (Beto) e Luizinho. Noninho, Brito (Mi), Ditinho e Jair. O técnico campeão com a equipe foi o professor Luis Capeletto.
O São João Futebol Clube foi o vice-campeão atuando com Magno Borella, Jair, Uba, Bitu e Nole (Dian). Edgar e Cal; Paraná, Fera, Luizinho (Ademir) e Afonsinho. Técnico – Duquinha.