Música, tradição e inovação se encontram em apresentação gratuita do Duo Viola & Cravo

Foto: Fernando Bissan
Uma combinação rara de instrumentos e sonoridades marca a apresentação do Duo Viola & Cravo no próximo sábado, dia 9 de agosto, às 19h, no Conservatório Municipal Profa Alba Panzarin Degani, em Itatiba. O espetáculo integra a turnê do projeto “EnLace”, que percorre o estado de São Paulo celebrando o diálogo entre a tradição oral brasileira e a música de câmara. A entrada é gratuita e, para os mais curiosos, haverá oficina musical aberta ao público às 15h, no mesmo local.
Formado por Ricardo Matsuda (violas brasileiras) e Patricia Gatti (cravo barroco), o duo leva ao palco um repertório singular, construído ao longo de mais de uma década de parceria. O programa mescla obras dos dois álbuns já lançados pela dupla — Contos Instrumentais (2009) e O Cravo e a Rosa (2016) — com arranjos inéditos, que unem o suingue da música popular brasileira, a delicadeza da música barroca e a liberdade da produção instrumental contemporânea.
O projeto “EnLace” valoriza espaços históricos tombados e equipamentos culturais do interior paulista, com apresentações em dez cidades ao longo do segundo semestre. A turnê foi contemplada pelo Fomento CultSP – PNAB, por meio de edital promovido pelo Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Uma união improvável – e rica
A proposta artística do Duo Viola & Cravo é inusitada. De um lado, a viola brasileira, herdeira direta das violas portuguesas, que se espalhou pelo país no período colonial, tornando-se símbolo da cultura popular. De outro, o cravo, principal instrumento de teclado do período Barroco, cujo som característico é produzido por palhetas que beliscam as cordas. Ao reunir essas duas tradições tão distintas, o duo cria uma sonoridade original e instigante.
Além do conteúdo autoral, o repertório inclui interpretações de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Milton Nascimento, Edu Lobo, Baden Powell, entre outros nomes da música brasileira, além de peças de J. S. Bach, música medieval e temas da tradição oral nacional.
Trajetórias consagradas
Patricia Gatti, cravista e doutora em música pela Unicamp, é uma das principais referências no Brasil quando se fala em cravo fora do repertório clássico, tendo contribuído para sua inserção em gêneros populares. Já Ricardo Matsuda, violonista e compositor, acumula parcerias com importantes nomes da música brasileira e atua em diversos projetos ligados à música instrumental e à canção latino-americana.
Ambos foram integrantes do premiado Grupo Anima e, desde 2009, vêm desenvolvendo o Duo Viola & Cravo com apresentações por todo o país e reconhecimento da crítica especializada.