Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Agência Estado

Organização do GP de São Paulo de F-1 adia para maio definição sobre ingressos

Por Agência Estado

A organização do GP de São Paulo de Fórmula 1 adiou para o mês que vem a definição sobre a possibilidade da venda de ingressos para a prova, marcada para 7 de novembro.

Em vez de iniciar a comercialização em março, como nos últimos anos, os promotores preferiram aguardar mais um pouco para se ter um cenário mais claro da situação da pandemia da covid-19 no Brasil. O Estadão apurou que os responsáveis pela prova têm rascunhado a organização com diferentes cenários, inclusive sem torcedores.

Os responsáveis pela corrida, que deixa de se chamar GP do Brasil, pregam cautela com a definição sobre ingressos.

A escolha no momento é avaliar em maio se os números relativos à pandemia no País apresentam melhora, com a estabilização da curva do número de casos e uma projeção de aumento na quantidade de imunizados. A empresa promotora da prova, a MC Brazil Motorsport, preferiu não comentar o assunto.

A definição sobre a venda de ingressos e a organização do GP depende de cada organizador local.

A Fórmula 1 não interfere nessas questões individuais.

Em alguns outros países, a categoria já realizou corridas com a presença de público.

Um exemplo disso foi o GP do Bahrein, no fim de março.

Os promotores permitiram a entrada no autódromo somente de quem já estava vacinado. O autódromo de Interlagos não recebeu a Fórmula 1 no ano passado porque a categoria cancelou a vinda para as Américas.

A decisão foi tomada por causa da pandemia.

Foi a primeira vez desde 1973 que o Brasil ficou fora do calendário oficial do campeonato.

Para 2021, a posição da categoria até o momento é que a prova em São Paulo não corre qualquer risco de cancelamento. A grande preocupação da Fórmula 1 no momento é com provas mais próximas do calendário, em especial o Canadá.

Previsto para receber a categoria em junho, o país da América do Norte enfrenta um grande aumento no número de casos e tem cidades em regime de "lockdown".

A expectativa da F-1 é que entre as 23 etapas do ano, mais da metade possa receber público, mesmo que em quantidade reduzida para preservar o distanciamento social. Além da mudança do nome para GP de São Paulo, a etapa brasileira de Fórmula 1 mudou de promotor.

Após organizar o evento por mais de 30 anos, o empresário Tamas Rohonyi deixou o cargo.

Quem cuida agora da organização é a MC Brazil Motorsport, cujo dono é o o ex-velejador olímpico Alan Adler.

A companhia é controlada pelo grupo Mubadala, fundo de investimentos com sede em Abu Dabi. CONTRATO - O contrato responsável por assegurar a realização do GP em São Paulo pelos próximos cinco anos é alvo de questionamentos da Justiça.

O juiz Emílio Migliano Neto, da 7.ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou em janeiro a suspensão do contrato feito pela Prefeitura de São Paulo com a promotora do evento.

O motivo principal é o fato de a empresa receber dos cofres públicos R$ 100 milhões pelos cinco anos de vigência do acordo. Procurada para comentar o caso, a Prefeitura não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.

A MC Brazil preferiu não se manifestar o assunto.

Ambas recorreram e conseguiram no último mês derrubar uma exigência feita pela Justiça para que a promotora do GP fizesse um depósito como garantia no valor de R$ 20 milhões para autorizar a execução do contrato.

Dessa obrigação a empresa e a Prefeitura estão livres, porém o contrato continua suspenso. A suspensão do contrato foi tomada após o vereador Rubinho Nunes (Patriota) mover uma ação.

Em contato com o Estadão, Nunes afirmou que para o acordo ser liberado, será preciso o poder público explicar melhor os motivos da utilização de recursos em um evento privado.

"Estamos há meses parados por culpa da Prefeitura.

Eu quero ver o GP da Fórmula 1 acontecer em São Paulo, mas não vejo o Executivo empenhado em cumprir a lei", criticou.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi