ETEC Rosa Perrone está entre as 10 finalistas de prêmio que incentiva projetos inovadores
Concorrendo com estudantes da rede pública de todo o país, alunos das Etecs de Itatiba e de Piracicaba chegam à final da competição
Foto: Govesp
Alunos de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) passaram para etapa final da 11ª edição do prêmio Samsung Solve for Tomorrow: Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, e Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba. Os vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro, sendo três projetos nacionais e três eleitos por um júri popular. O prêmio, que agremia escolas públicas do Ensino Médio de todo o Brasil, incentiva a criação de projetos inovadores baseados na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Gestão de medicamentos
Batizado Pharmakos, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes Antônio Carlos Furlam Filho, Kauã Benjamin Trobim Silva e Arthur Thomas Zanin da Silva, de Piracicaba, pretende resolver o problema da gestão de medicamentos de idosos e portadores de doenças crônicas que precisam administrar sozinhos o tratamento. O equipamento criado pelos alunos utiliza tecnologia embarcada para separar as quantidades de comprimidos nos horários programados no sistema de memória. Na hora certa, o medicamento é dispensado e um sinal sonoro alerta o paciente. O trabalho foi orientado pelos professores Marcos Aníbal da Cunha e Luís Henrique Bernardo.
Alerta de sonolência
Evitar acidentes causados pela sonolência que acomete motoristas é a base do trabalho Alerta de sonolência em motoristas utilizando visão computacional e robótica, da Etec de Itatiba, que foi idealizado pelo grupo formado pelos estudantes Rafael Silva, Heloísa Fernandes e Matheus Silva. O mecanismo detecta sinais de sonolência no rosto do motorista e aciona um alerta a fim de acordá-lo. Para isso, foram usados algoritmos de visão computacional. Apresentado na 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que ocorreu em agosto, o trabalho foi orientado pelos professores Humberto Zanetti e Anderson Sanfins.