Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Sociedade
Por Agência Estado

Bolsas da Europa fecham em alta, com foco em reabertura

Por Agência Estado

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 1º de junho, com o foco dos investidores nos processos de reabertura econômica dos países.

Índices de gerentes de compras (PMI) da região foram ligeiramente revisados para baixo e a China orientou uma suspensão de importações de produtos agrícolas dos Estados Unidos, em meio à crescente tensão entre os dois países, mas isso não foi suficiente para afetar o otimismo do mercado e o apetite por ações. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com ganho de 1,10%, para 354,20 pontos. "Os investidores avaliam o progresso em direção à reabertura das economias e pacotes de estímulos versus a escalada das tensões EUA-China e a agitação social em muitas cidades dos EUA", comentam analistas da LPL Financial.

Segundo a Bloomberg, o país asiático determinou que grandes estatais interrompam a importação de produtos agrícolas de Washington.

E nos EUA, os protestos continuam se espalhando, após a morte de George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco. Nada disso, no entanto, foi suficiente para frear o bom humor dos investidores, que ainda repercutiram os anúncios feitos na sexta-feira pelo presidente americano, Donald Trump, sobre a China, que foram considerados positivos pelo mercado porque estavam dentro do previsto.

"Por enquanto, os mercados continuam ignorando todos os riscos", afirma o analista Boris Schlossberg, da BK Asset Management.

Na zona do euro, o PMI industrial de maio subiu a 39,4 em maio na leitura final, mas ficou abaixo da prévia.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 1,48%, em 6.166,42 pontos.

No Reino Unido, o PMI industrial de maio foi ligeiramente revisado para baixo na leitura final, a 39,4. A bolsa de Frankfurt, por sua vez, não funcionou hoje devido a um feriado nacional na Alemanha, mas por lá também houve divulgação do PMI industrial de maio, com leve revisão para baixo, a 36,6. Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 teve ganho de 1,43%, para 4.762,78 pontos.

As ações da Renault subiram 6,19%, as da ArcelorMittal avançaram 4,86% e as da Airbus, 4,83%. Em Milão, o índice FTSE-MIB subiu 1,79%, a 18.523,71 pontos.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX-35 avançou 1,76%, para 7.221,40 pontos.

Em Lisboa, o PSI-20 fechou com ganho de 2,20%, a 4.425,86 pontos, na máxima do dia.

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi