O retorno às origens italianas

O intercâmbio cultural envolvendo a apresentação do livro “Os Fotógrafos da Família Parodi” (traduzido para o italiano) na Itália já havia cumprido diversos compromissos na Embaixada do Brasil, em Roma; na abertura de uma exposição fotográfica, no Spazio Sfuso e de compromissos oficiais nas três cidades irmãs de Itatiba, na Itália: Campobasso, Oratino e Toro.
Cumprida a etapa inicial, o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira e os secretários retornaram para o Brasil. Eu, meu filho João Luís e o amigo André Bartholomeu seguimos para a Província de Gênova, na região da Ligúria, terra de origem do fotógrafo pioneiro Nicolau Parodi.
No dia 27 de maio fizemos uma visita ao MEI - Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana e apresentamos o livro dos fotógrafos para o presidente da Fundação MEI, Paolo Masini. O museu está instalado na antiga Commenda di San Giovanni di Prè, um edifício medieval que serviu como ponto de apoio para peregrinos.
O Museu oferece ao público, seguindo um contexto historiográfico, as histórias de vida dos protagonistas da emigração: as experiências dos indivíduos são apresentadas ao visitante através de fontes primárias como autobiografias, diários, cartas, fotografias, jornais digitalizados e retrabalhados graças à estações multimídia, instalações imersivas e reconstruções de atores. Um espaço sensacional que utiliza modernos recursos tecnológicos para apresentar o seu rico conteúdo.
No dia 28, seguimos para Campomorone, onde nasceu Nicolau Parodi, em 1852. Na pequena cidade com 7.500 habitantes, que fica a 20 km de Gênova, fomos recebidos na sede da prefeitura, o Palazzo Balbi, pelo prefeito, Giancarlo Campora e pela diretora da Biblioteca Municipal, Francesca Gerôndio. Presenteamos as autoridades e a biblioteca com exemplares do livro dos fotógrafos e também recebemos livros sobre a cidade e a história de Campomorone.
Com esta visita cumprimos, com sucesso, a proposta do Projeto “Os Fotógrafos da Família Parodi”, que contemplou uma série de ações de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália e que teve como principal objetivo difundir a existência do Acervo Fotográfico Foto Parodi e as propostas para sua preservação e divulgação.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fotos: João Scavone e André Bartholomeu
O MEI - Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana
Rogério com o presidente do MEI Paolo Masini
Servidores, o prefeito de Campomorone, Giancarlo Campora, Rogério e João