Saiba por que Python é uma das linguagens mais populares do mundo
De sintaxe fácil e alta versatilidade, Python é uma linguagem amigável que pode ser utilizada em uma grande gama de aplicações, como IA ou análise de dados
Foto: iStock/ MTStock Studio
A demanda crescente por profissionais de tecnologia no Brasil causará, até 2025, uma falta de mais de 500 mil profissionais. É o que aponta pesquisa realizada pela Google. O impacto causado por este apagão é grande: coloca o Brasil no terceiro lugar entre os países do G20 que mais desperdiçam oportunidades de aumentar seu PIB.
Áreas de grande potencial como inteligência artificial, segurança da informação e arquitetura de nuvem sofrem com essa escassez. Hoje sobram vagas, mas faltam profissionais qualificados para ocupá-las. Dentre os conhecimentos básicos para integrar este mercado, está o domínio das linguagens de programação.
O que explica o sucesso do Python?
Para as áreas mencionadas, há uma linguagem que se destaca: o Python. Criada ainda na década de 90, teve tempo suficiente para criar uma comunidade sólida e integrar diversos tipos de tecnologia. Sua sintaxe fácil de ser lida, alta aplicabilidade e o fato de ser amigável para os iniciantes pode ser uma saída para a formação de mais profissionais.
Tais vantagens já colocaram o Python no topo das linguagens de programação mais populares do mundo. Sua versatilidade permite que seja aplicada em desenvolvimento web, passando pela área de dados - um dos pontos fortes da linguagem -, aprendizado de máquina e inteligência artificial, áreas em que o Python desponta na frente de muitas outras linguagens.
Por conta disso, gigantes do mundo da tecnologia como Google, YouTube, Meta (Facebook e Instagram), Amazon, Spotify, entre tantas outras, utilizam o Python em várias de suas aplicações. A capacidade que o Python oferece no que tange à ciência de dados a coloca na frente nas áreas financeiras e até mesmo na indústria, onde domina nas áreas de petróleo e gás. Na academia, é praticamente uma unanimidade.
As vantagens de programar em Python
Por ser uma linguagem de alto nível, ou seja, de escrita que se assemelha mais à linguagem humana do que a de máquina, sua implementação é rápida. Isto é, escrever em Python toma menos tempo. Além disso, o Python possui muitas bibliotecas já prontas para uso em bancos de dados e inteligência artificial, por exemplo. Isso significa que muito do que será usado já está pronto, só é preciso aplicar.
Tudo isso é disponibilizado de graça, bastando apenas um download. Isso faz do Python uma linguagem de código aberto que, além do mais, funciona em vários sistemas operacionais. Isso permite que qualquer pessoa possa começar a desenvolver em Python na sua própria máquina, de praticamente qualquer lugar.
Por ser mais amigável que outras linguagens como C ou Java, é um ótimo começo para quem quer aprender a programar. Por meio de cursos de Python, é possível chegar a um bom nível e ingressar no mercado de trabalho. As vagas para profissionais de Python pagam entre R$ 7 mil e R$ 14 mil, uma ótima faixa de salário, seja para quem está começando ou para quem quer mudar de carreira.