Pomerode e Corupá: um belo roteiro no interior de Santa Catarina
Esta viagem cabe bem num destes feriadões de quinta a domingo, fixando base em Joinville dá para fazer os passeios para Pomerode, Corupá e São Francisco do Sul
Por Diego Oliva
É redundante falar das belezas do estado, mas neste artigo vou deixar as grandes cidades um pouco de lado. Convido vocês a mergulharem no belo interior de Santa Catarina com destaque para as cidades de Pomerode e Corupá.
A Região Sul mostra a diversidade do nosso país, toda vez que mostro fotos de cidades de colonização alemã para algum estrangeiro eles ficam surpresos e não imaginam que existam lugares com estas características no Brasil.
Não gosto muito do termo “é tão lindo que parece Europa”, pois dá a impressão que o padrão de beleza é europeu, sendo assim, me limito a dizer que estas cidades receberam forte influência européia, mas são Brasil, fazem parte da nossa identidade cultural e mostram a bela mistura na formação do povo brasileiro.
Roteiros pelo interior de Santa Catarina
Floripa já é conhecida internacionalmente, Blumenau é uma cidade que se destaca tanto turisticamente como de negócios, já que é um tradicional polo têxtil brasileiro e Camboriú é um balneário bastante badalado. Estes são apenas três exemplos deste lindo estado, porém existem muitos outros. Que tal conhecer um pouco mais?
Cidades do interior de Santa Catarina
Passei o feriado de 21 de abril (2016) em Jaraguá do Sul a convite de amigos e de lá fiz vários passeios, entre eles: Pomerode, Corupá e São Francisco do Sul.
Este roteiro cabe bem para quem quer dar uma esticada durante a Oktoberfest em Blumenau por exemplo, ou se está em uma viagem de carro pelo interior, onde pode explorar toda a região desde Joinville e até de Florianópolis, já que Pomerode está a 2 horas de carro da capital catarinense.
Caso esteja indo de avião, Joinville é uma boa pedida, além do que a cidade é linda, e dali fica fácil fazer os passeios. De modo geral acredito que ficar em Joinville seja o ideal, pois tem todas as facilidades de uma cidade grande além de diversas opções turísticas.
Jaraguá do Sul não é tão conhecida turisticamente, mas considere visitá-la, dá um Google e confira duas atrações bastante interessantes por lá: Chiesetta Alpina e Parque Malwee, mas vou deixar os detalhes para um próximo artigo.
Esta viagem cabe bem num destes feriadões de quinta a domingo, fixando base em Joinville dá para fazer os passeios para Pomerode, Corupá e São Francisco do Sul. Ok, se você for aquele tipo de pessoa que cai da cama e só volta para o hotel quando anoitece acho que dá para incluir Jaraguá, mas lembre-se que este é um roteiro para fazer de boa, sem correria.
Considero o ideal para este roteiro um carro, que te dará liberdade e otimizará o tempo. Dá uma olhada nas distâncias desde Joinville:
Jaraguá do Sul: 48 Km
São Francisco do Sul: 54 Km
Corupá: 67 Km
Pomerode: 83 Km
Pomerode
Esta é considerada a cidade mais alemã do Brasil, o lugar é um charme e se destaca pela arquitetura enxaimel, que é aquela onde a estrutura das casas é feita por um engenhoso encaixe de madeiras.
O grande barato é circular pelas ruas onde a arquitetura alemã aparece a cada esquina, dentre os destaques da cidade está a Rota do Enxaimel e o Vale Europeu. Estes são circuitos feitos pelas estradas, muitas vezes de terra, onde encontramos a essência da colonização alemão no interior do nosso Brasil.
Casas charmosas, pequenas lojas de artesanato e paisagens bucólicas serão o cenário deste dia. Vá sem pressa, pare para fotos e relaxe na calma desta região.
O que mais curti foi a Rota do Enxaimel, com destaque para a Casa Siewert, excelente exemplo da arquitetura alemã. Logo abaixo da casa existe a venda de deliciosos produtos artesanais, foi lá que conheci o Jagmeister caseiro, peça para provar quando for.
Achei super interessante que conversaram em português comigo, porém entre eles falavam num dialeto alemão.
Tem muita gente que faz o roteiro de bike, se curte vale a pena dar uma conferida. Foi legal ver as antigas igrejas Luteranas entre o verde que domina a região e até um antigo cemitério em meio a um bonito campo verde.
Corupá
Para falar a verdade nunca tinha ouvido falar desta cidade, até que recebi o convite de amigos. Existem dois atrativos bastante interessantes por lá: A Rota das Cachoeiras e o Seminário do Sagrado Coração de Jesus, sendo assim fica uma dobradinha de aventura e história no mesmo dia. Gosto de roteiros assim.
A Rota das Cachoeiras
A Rota das Cachoeiras é uma reserva ecológica localizada numa área remanescente da Mata Atlântica. É uma trilha auto guiada, de nível médio-fácil com 14 cachoeiras, sendo que a última tem mais de 125 m de altura.
É possível fazer o percurso em 3h30, porém depende do preparo físico. Vá preparado com calçado e roupas adequadas para trilha, lanches e água.
O Parque é uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, sendo assim a entrada é paga. Na época foram R$ 15,00. Muita atenção pois a entrada não é vendida no parque mas sim em pontos de revenda credenciados:
Supermercado Fossile – localizado no trecho de acesso entre a cidade e a reserva.
Restaurante e camping Conrad – localizado no acesso do lado direito do Rio Novo, próximo 500 metros da reserva.
Não tem erro, você verá estes dois pontos facilmente e em caso de dúvidas garanto que a hospitalidade catarinense irá te ajudar.
O acesso é feito pelo trevo da cidade e é preciso percorrer uma distância de 14 km em estrada de cascalho que na época estava em boas condições, existem sinalizações durante todo o caminho.
Infelizmente não tive tempo de conhecer o Seminário do Sagrado Coração de Jesus, que pelas fotos me pareceu um bonito complexo histórico com museus e um restaurante que serve o famoso café colonial, tão típicos na região sul do Brasil.
Eu tinha que voltar à Joinville onde pegaria o voo de volta, porém se não fosse isso daria tranquilamente para fazer a Rota das Cachoeiras e o Seminário no mesmo dia.
E aí curtiu a dica? Considere conhecer o interior de Santa Catarina num próximo feriado, recomendo!!!