Plantio Global 2025 neste domingo celebra Dia da Água e do Ribeirão Jacaré

Foto: Divulgação PMI
No próximo domingo (16/03), às 9h, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba realizará o Plantio Global edição 2025 com cerca de 100 mudas de árvores variadas na região da Barragem Seca, próxima ao Parque Luís Latorre.
Em Itatiba, o evento faz parte da ação que congrega diversos grupos que realizarão plantios neste mesmo dia em variadas localidades, também vai celebrar antecipadamente o Dia Mundial da Água e o Dia Municipal do Ribeirão Jacaré, ambos comemorados em 22 de março.
“É gratificante realizar uma ação deste tamanho. Itatiba faz parte de uma ação globalizada, onde cidades do mundo inteiro estão em sincronia pela preservação ambiental. Não realizaremos apenas o plantio de árvores, mas sim o plantio de um futuro melhor e mais sustentável”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hermínio Geromel Junior.
Participe e plante uma árvore
Toda a população está convidada a participar: o Plantio Global é uma ação voluntária, colaborativa e comunitária. Recomenda-se que o participante leve água, boné, protetor solar e repelente. Segundo a Secretaria, serão plantadas cerca de 100 mudas de árvores nativas, tanto paisagísticas quanto frutíferas, entre Ipês, Sibipirunas, Jabuticabeiras, Ingás e Manacás da Serra, além de espécies nativas de reflorestamento.
O Plantio Global em Itatiba é uma realização da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Fundo Social de Solidariedade (FSS) - Programa EcoAção e tem apoio de Grupo Lixo no Chão em Itatiba Não, Grupo Mulheres do Brasil – Itatiba, Movimento Nacional ODS - Núcleo Itatiba, Grupo Os Desbravadores, Rotary Club de Itatiba e Tiro de Guerra (TG) 02-070. A ação também colabora para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Mata ciliar e acompanhamento
A Secretaria também frisa que o local escolhido para o plantio corresponde à Mata Ciliar, na beira do Ribeirão Jacaré, que protege as margens dos rios, evitando erosões, inundações e desmoronamentos.
O intuito também é aumentar áreas arborizadas naquela região, por meio de conceito eco paisagístico e de reflorestamento, respeitando critérios técnicos. A área escolhida receberá a preparação prévia dos berços (buracos) para o plantio e após o evento, receberão o acompanhamento necessário, com rega e manutenções. Está previsto ainda o plantio de grupos de árvores, deixando caminhos para passagem de limpeza e manutenção.