Dicas fundamentais para começar uma arte marcial
Paciência, definição de metas e uso de equipamentos de qualidade fazem a diferença na hora de escolher qual luta começar e como se manter consistente nela
Foto: iStock/ Drazen Zigic)
Praticar exercícios físicos é ótimo para a saúde – e se trata de algo que aumenta a longevidade e mantém o corpo ativo, evitando o sedentarismo e os problemas que vêm com ele. Existem diversas opções de exercícios disponíveis para o aprendizado, desde a clássica musculação até os esportes olímpicos, como natação, ginástica e, é claro, as artes marciais.
Esta última, em específico, é muito procurada principalmente por quem almeja aprender defesa pessoal e aumentar a disciplina. Se você está procurando dicas de como começar a praticar artes marciais, confira as dicas a seguir!
Escolha a luta certa para você
Antes de qualquer coisa, é muito importante escolher a luta que será para você. Existem várias, como karatê, judô, muay thai, boxe, jiu-jitsu e taekwondo. Cada luta tem suas próprias características, regras e formas de atuação.
Se você busca por defesa pessoal e flexibilidade, o karatê e o taekwondo são as melhores opções. Agora, se você procura por um treino intenso que envolve resistência e força, o muay thai é o caminho certo. Mas para quem busca por disciplina e equilíbrio, sem dúvidas, o judô é a melhor opção.
A melhor arte marcial para você vai depender do seu objetivo; por isso, é importante elencar as suas prioridades para escolher o seu treino ideal.
Comece do começo!
Pode parecer óbvio, mas começar do começo é a melhor coisa que você pode fazer ao começar uma luta. Matricule-se com um profissional em turmas de iniciantes e evite se comparar com outros competidores: a arte marcial exige paciência e dedicação, e cada pessoa tem o seu próprio ritmo.
Aprenda os fundamentos e as técnicas ideais para o seu desenvolvimento e busque aprimorar os fundamentos, como postura, controle de respiração e movimento.
Atenção especial aos equipamentos
Logo no começo não será necessário usar equipamentos tão aprimorados, mas é importante ter o básico para começar: quimonos, luvas de boxe, protetores bucais e faixas ajudam a prevenir lesões e melhorar o desempenho do treino. Procure por equipamentos de qualidade, para serem duráveis.
Tenha paciência
Talvez, o ensinamento mais importante das artes marciais seja a paciência. E isso deve ser levado a sério: é muito importante ter paciência para evoluir. Isso te dá sabedoria para saber como cuidar de si e saber exatamente como agir diante das dificuldades.
Não desanime logo nos primeiros dias, pois as melhorias vêm com o tempo: cada pequeno progresso é importante quando falamos de artes marciais. Converse com seu sensei e defina objetivos claros para manter a disciplina e o progresso.