A curiosa vida das abelhas
Por GB Edições
A abelha é velha conhecida de todos principalmente por causa de sua picada dolorida. A maioria das pessoas foge quando uma abelha aparece; algumas, desinformadas, tratam de matar o bichinho, a invés de delicadamente espantá-lo, como se ele fosse algo nojento e mortal.
Bom, é preciso mesmo ter cuidado porque quando uma abelha sente-se em perigo, ela enfia o ferrão na pessoa, ou animal, pelo qual ela sente-se ameaçada. A picada dói muito e deixa o local inchado. No entanto, abelha é uma grande amiga da natureza.
A abelha é um inseto, parente das vespas e das formigas. A espécie mais conhecida é a Apis mellifera, criada em grande escala especialmente para a produção de mel. O mel é um poderoso alimento usado pela humanidade há milhares de anos e contém proteínas, sais minerais e vitaminas; tem alto valor energético e tem propriedades medicinais e antibactericidas.
A vida das abelhas sempre provocou a admiração e a curiosidade dos humanos, principalmente quanto à forma como organizam a colmeia. A figura central é a abelha rainha, destinada unicamente à reprodução. As demais são chamadas de operárias e têm a função de alimentar a rainha, defender a colmeia e produzir o mel.
As abelhas adultas se alimentam do néctar que retiram das flores e por isso são agentes de polinização, ou seja, com suas patas promovem uma ação nas flores que lhes permite a reprodução. Assim, sem as abelhas e outros insetos polinizadores não haveria as sementes.
Uma abelha é capaz de visitar dez flores por minuto; num dia ela pode tocar mais de trinta mil flores. Com a língua, ela recolhe o néctar e o guarda numa bolsa que tem em sua garganta. De volta à colmeia, o néctar coletado é passado por um complexo processo natural e transformado pelas abelhas operárias em mel, que são colocados em favos, também “fabricados” por elas. Muito bonito este processo e digno de admiração.
Uma colmeia abriga 60 a 80 mil abelhas, tem somente uma rainha, aproximadamente 400 zangões e milhares de operárias. A abelha rainha vive até cinco anos, enquanto que as operárias vivem de 28 a 48 dias.
Somente as abelhas fêmeas trabalham, a única função dos machos é fecundar a rainha e depois são expulsos da colmeia.
O mel é delicioso, é consumido como alimento tanto em sua forma natural e como ingrediente em deliciosas preparações culinárias. Juntamente com o mel, as abelhas produzem a cera, a geleia real e própolis.